Xbox One ou Xbox 360?

A+ A-

Gente, a Microsoft é uma empresa de tecnologia muito conhecida, né? E ela tem alguns produtos bem famosos, como os videogames Xbox 360 e Xbox One. Os dois foram lançados em tempos diferentes, mas são modernos, potentes e tem os games que todo mundo quer jogar. Quer saber as diferenças e semelhanças que eles têm? Vem comigo que eu te mostro!


Design

O Xbox One tem um formato que lembra mais um bloco, parecendo até um Blu-Ray Player, sabe? Esse visual mais comum permite que o console se adapte a qualquer ambiente, do mais simples ao luxuoso. E como ele roda discos em Blu-Ray, dá até pra substituir o seu aparelho na sala.


Já o Xbox 360 tem um formato mais diferente, que lembra um X. Em sua primeira versão, ele era vendido nas cores preta e branca. Mas, atualmente, você encontra os modelos Slim e Super Slim, que são menores e vendidos apenas na cor preta brilhante.


Potência

Quando o assunto é potência e excelentes configurações técnicas, o Xbox One dá um show! Como ele representa a evolução dos consoles da Microsoft, chegou com uma CPU de 8 núcleos que faz seus jogos rodarem perfeitamente, sem travar.


Mesmo assim, o Xbox 360 ainda dá um show, viu? A CPU de três núcleos roda super bem os jogos lançados em disco e aqueles que foram lançados exclusivamente pela Xbox Live, a loja virtual do console. E hoje ele não tem mais aquele probleminha das três luzes que ficavam vermelhas e faziam o videogame travar. Aí sim!


Ah, e o Xbox One foi lançado com versões de 500GB e 1TB, pra armazenar seus games. Já o Xbox 360 chegou em opções de 4GB, 250GB e 500GB. Nesse caso, uma dica importante pra quem quiser baixar games da loja virtual é escolher as opções com 250GB ou 500GB.


Conectividade

Os dois consoles da Microsoft têm conexão com a internet. Eles conseguem se conectar com a rede mundial por Wi-Fi ou cabo Ethernet. A dica aqui é que se a sua rede não for de alta velocidade, escolha o cabo pra garantir uma conexão mais rápida e duradoura.


Em relação às portas de conexão, o Xbox One vem com 3 portas USB 3.0, que garantem maior velocidade de transmissão de dados. Já o primeiro Xbox 360 contava com 3 portas USB e, a partir da versão Slim, são 5.

Mídias

Como eu te disse lá no começo do post, o Xbox One roda  tanto discos em Blu-Ray como DVD. Então, além de jogar, dá até pra fazer uma pipoca e assistir um filminho, né? Já o 360 reproduz somente discos em DVD.


Controles

O controle do Xbox 360 tem duas versões disponíveis, uma com e outra sem fio. Ele possui 11 botões e uma porta pra instalação de um mini teclado, para envio de mensagens entre os jogadores.


Agora, o controle do Xbox One é uma evolução do modelo anterior. Visualmente falando, eles têm muitas semelhanças, mas dá pra identificar bem quem é quem. Além de ser mais compacto, o controle do Xbox One é menos chamativo. Ele também veio com um sistema de vibração nos gatilhos, que permitem sentir de forma precisa quando há algum tipo de impacto nos games. E tem mais! Os controles da versão S e X possuem entrada de fone de ouvido no formato P2, para comunicação entre os jogadores e para ouvir o áudio dos games.

Kinect

Quando a Microsoft lançou o Kinect, em 2010, o Xbox 360 já era vendido. Mas ele logo se tornou compatível com este acessório, que é um sensor que combina câmera e luzes infravermelhas pra identificar os jogadores e rastrear movimentos. Ele, que é capaz de diferenciar até 2 jogadores ao mesmo tempo e também tem microfone, tá?


E com a chegada do Xbox One, veio também um novo Kinect, completamente redesenhado pra acompanhar o visual novo console. De novidade, ele veio com um sensor infravermelho ainda mais potente, capaz de monitorar até o movimento do seu esqueleto e músculos. Sim, ele é tão sensível que mede até sua pulsação. Uau!


O novo Kinect tem uma câmera melhor e microfones que são usados pra reconhecer sua voz e aceitar comandos como trocar os canais da TV, jogos ou buscar rapidamente por um conteúdo. Demais, né? Infelizmente os modelos Xbox One S e X não tem suporte para o Kinect, ficando este exclusivo apenas para o modelo original, lançado em 2013.


Qual é a última versão do Xbox?

O último modelo lançado é o Xbox One X, que pode ser posicionado em pé ou deitado. A Microsoft, que produz ele, diz que esse videogame é 40% mais poderoso do que seus concorrentes. E seu principal diferencial está na potência, com 12 GB de memória RAM e a compatibilidade com jogos em resolução 4K, riquíssimos de detalhes, cores, nitidez e contraste.


Essas são as diferenças entre o Xbox 360 e o Xbox One. Se você quiser ver o comparativo entre os videogames PlayStation, clique aqui e veja as características do PS3 e PS4.


Você encontra o Xbox 360 e o Xbox One aqui no Magazine Luiza! Escolha o seu!