Vai começar seu próprio negócio?

A+ A-

Gente, como o brasileiro é empreendedor, não é mesmo? Quer ser o seu próprio patrão, quer tocar o próprio sonho! Você sabia que o Brasil é o 3º país do mundo em número de empreendedores?vai-comecar-seu-proprio-negocio

E se você é um empreendedor interessado em começar um negócio de alimentação, está no lugar certo! Vem com a Lu, que eu tenho informações interessantes para você!

Lanchonetes, rotisserias, mini-padarias, comércio de alimentos congelados, restaurante industrial, confecção de refeições - as quentinhas - são algumas opções nesse ramo de negócios.

Se você quer começar um negócio regularizado, então eu sugiro que procure o SEBRAE, que ensina todas as etapas para registrar e liberar o funcionamento.

No site deles você encontra as cartilhas do Comece Certo, que são uma grande ajuda para todo empreendedor, e explicam tim-tim por tim-tim como dar o passo inicial. Bom assim, né?

Mas é claro que você pode esperar o negócio engrenar para então regularizá-lo. De qualquer maneira, a primeira providência é escolher o lugar onde vai trabalhar e vender. Seja ele próprio ou alugado, é importante que tenha serviços de água, luz e telefone instalados.

E é importantíssimo que esteja ligado à rede de esgotos e tenha sanitários em boas condições, inclusive para clientes, ok?

O lugar aonde você vai trabalhar precisa ser todo revestido de materiais lisos, claros e bem fáceis de limpar. As melhores dicas aqui são azulejo, piso cerâmico, aço inoxidável, vidro ou fórmica, que são ótimos materiais para esse uso. A higiene em um negócio de alimentação é preocupação n°1! Fica de olho! ;)fogao-industrial-2-bocas-tron-51.09-0086

Ah, e uma boa pia de aço, balcões revestidos, geladeira e freezer, fogão e forno são imprescindíveis! Um liquidificador, uma fritadeira, um processador de alimentos também são ótima ajuda, facilitando as tarefas da cozinha para picar alimentos, fritar mais rápido, entre outras coisas.

Você ou os funcionários que mexerem diretamente com os alimentos precisam usar avental, touca, luvas e até mesmo máscara para evitar a contaminação dos alimentos. Higiene acima de tudo, hein gente!
 
As mãos precisam ser lavadas, ou as luvas trocadas, a cada 30 minutos ou quando mudar o alimento com que está lidando: frango, peixe, verduras, massas, etc. Por isso, é bom ter uma pia só para lavar as mãos, no local de trabalho.

Então é isso. Basicamente, essas são as primeiras providências necessárias. Se você está bem firme na sua intenção e é persistente, seu negócio tem tudo para dar certo! Comece pequeno e pense grande!