Vai abrir seu negócio de alimentos?

A+ A-

O mercado de alimentos é muito grande e tem espaço para todo mundo, em negócios tradicionais ou novidades, não é mesmo? E pensando em quem está começando um novo negócio, eu pesquisei tudo sobre o assunto para ajudar esses futuros empreendedores. Quer ver só? Vem com a Lu, vem! vai-abrir-seu-negocio-de-alimentos

Na hora de decidir no que trabalhar, leve em conta a sua experiência, o tempo que você tem para se dedicar, e se pode ou não contar com ajuda. É interessante pensar sobre tudo isso para escolher bem, você vai ver! O que você mais conhece nessa área? Congelamento? Cozinha? Padaria? Massas? Lanches e sucos? Se imagine trabalhando nesses diferentes negócios, pense no que mais leva jeito.

Gosta de vendas ou de atender o público? Então se daria bem com uma lanchonete ou um restaurante por quilo. Prefere trabalhar fechado? Comércio de alimentos congelados ou um serviço de quentinhas talvez atenda melhor à sua expectativa.

Não esqueça que o comércio ou indústria de alimentos geralmente toma muito tempo da vida do empreendedor. Então calcule o tempo para compras, preparo, embalagem, apresentação ou entrega.

O trabalho numa mini-padaria, por exemplo, começa antes do nascer do sol! A clientela pode ser profissional, composta de outras empresas como mini-mercados, lanchonetes, buffets e restaurantes, exigindo em média três entregas por dia!

Já uma lanchonete precisa estar aberta pro café da manhã, almoço, lanche e talvez até para o jantar. Seus clientes costumam ser fixos. A confecção de lanches e sucos é rápida, mas a preparação exige tempo: lavar frutas, legumes e verduras, fatiar frios, preparar as carnes, providenciar as compras e supervisionar a limpeza constante. Ufa, quanta coisa, né?

Para preparar refeições do tipo quentinha, você tem que começar muito cedo para cozinhar todos os alimentos, entregar a partir de 2 horas antes do horário da refeição e preparar alguns alimentos de véspera. Compras e limpeza também têm que ser calculadas, mas a noite é mais calma.

A rotisseria também trabalha em horários bem definidos, fechando geralmente no final da tarde e com trabalho bem pesado aos finais de semana. Fornece alimentos prontos ou pré-prontos num cardápio enxuto: carnes, massas, tortas e saladas, sendo fácil o planejamento de compras e pré-preparo. Ah! E pode ter o serviço de entregas, também!tacho-para-frituras-3l-aco-inox-progas-pr-310e-c-cesto-removivel-e-termostato-ajustavel

Restaurantes industriais, por quilo ou fornecedores de quentinhas funcionam basicamente da mesma forma, o que muda é a escala do negócio!

Se você pensa em montar um buffet, calcule que ele exige um cardápio variado, com versões para coquetel, jantar, festas - inclusive para crianças -, muito pessoal especializado e logística impecável.

E aí? Em qual dessas modalidades você acha que se sair melhor? São parecidas, mas com detalhes bem específicos, né? Mas é um mercado sempre aquecido e seu talento pode aproveitar essa chance!

Seja qual for a sua escolha, o magazineluiza.com tem produtos para atender a todas elas: fogões, freezers, geladeiras, fritadeiras, chapas, tachos, fornos, refresqueiras, churrasqueiras, liquidificadores e espremedores de frutas na linha industrial!

Aproveite, e bons negócios!