Utilize baixela E decore sua mesa

A+ A-

Você sabe o que é baixela? É aquele conjunto de utensílios domésticos utilizados na mesa pra acomodar os diversos pratos e acompanhamentos de uma refeição, sabe? Com ele você demonstra carinho e atenção em receber bem seus convidados pra um jantar, por exemplo. É que usar essas peças do jeito certo deixa o ambiente bem mais sofisticado.

Dicas básicas de utilização

- Nas travessas arredondadas e fundas acomode feijão e arroz. Em mesas maiores, quando as baixelas normalmente passam de mão em mão, a dica é não exagerar nas quantidades, trabalhando sempre com 80% da capacidade. Assim, você evita derramamentos desagradáveis durante a refeição;

- As travessas ovais recebem carnes, seja em grandes porções ou em bife. Vale aqui o mesmo comentário sobre os caldos dessas refeições: nada de exagerar para evitar acidentes;

- As travessas ovais, estreitas e compridas são pra peixes, grelhados, fritos ou assados;

- Já as travessas ovais menos fundas acomodam legumes e guarnições, como batatas fritas;

- Travessas retangulares e fundas são para macarrão e pratos com molhos;

- As sopeiras, claro, recebem caldos e consomés;

- Alguns conjuntos trazem ainda pegadores e suportes pra guardanapos. No caso de pegadores a única dica é não reutilizar pegadores em baixelas diferentes, na hora da refeição.

Dicas de conservação e limpeza

Limpar as baixelas também é bem simples, viu? Você só precisa usar uma esponja macia com sabão ou detergente neutro. Nada mais. Nada de utilizar produtos abrasivos como palha de aço e outros, porque eles podem riscar ou prejudicar o brilho.

Outro segredinho é enxaguar bem e secar logo após o término da lavagem pra evitar manchas. Agora, se você for usar a máquina de lavar louças, é ideal secar manualmente logo após a lavagem. Ah, e a água quente costuma melhorar o resultado de brilho e limpeza, viu?

Agora que você já sabe mais sobre as baixelas, que tal escolher a sua aqui no Magazine Luiza?