Tudo sobre Janelas

A+ A-

                 

Gente, toda casa precisa ser bem iluminada e arejada, afinal, a luz pode alterar o humor e até mesmo o ciclo do sono, sabia? Aliás, um ambiente bem arejado evita também o acúmulo de vírus, bactérias, mofo, entre outras coisinhas chatas. Por isso, as janelas são tão importantes. Então, dá uma olhadinha nessas dicas sobre alguns tipos de janelas e as vantagens de cada uma!


Modelos


Olha só, hoje em dia existem muitos formatos de janelas. Grandes, pequenas, móveis ou fixas. Elas podem ser corrediças, basculante, ou de abrir.

- As janelas de correr, por exemplo, ocupam menos espaço e são mais práticas na hora de abrir e fechar.

- Já as janelas de abrir que são as mais comuns, permitem uma abertura maior, ou seja, elas aumentam a iluminação e a entrada do ar na casa.


Mas, na hora de escolher a sua janela, você precisa levar em conta o tamanho do cômodo que ela vai ficar e também a finalidade da janela. Por exemplo:

- Se você vai comprar uma janela pra sua cozinha, o modelo de correr é o mais indicado, porque é mais prático na hora da limpeza.

- Agora, as janelas com abertura basculante, aquelas que têm vários vidros e que pra abrir é só puxar uma alavanca, sabe? Então, esse modelo é ideal pra ter pro banheiro pois dá mais privacidade, já que não mostram o que tem do lado de dentro sem prejudicar a ventilação.

- Nos quartos, as tradicionais janelas venezianas, além de serem mais aconchegantes, dão privacidade, pois não são de vidro e não deixam entrar muita luz, principalmente à noite na hora de dormir.
Aliás, mesmo fechadas, essas janelas deixam o ambiente arejado, já que elas têm aqueles furinhos por onde passa o ar.

- Já nas salas e as áreas comuns as janelas amplas, de vidro e com boa iluminação são ideais. Mas, é bom lembrar que as janelas precisam seguir a proporção da parede. Quanto maior a parede, maior deve ser a janela, tá?


                

Tipos de Materiais


- Olha só, pra lugares com muita umidade, como o banheiro e a cozinha, o ideal são janelas de alumínio ou ferro. Porque elas duram mais em contato com a água.

- As janelas de madeira podem ser usadas no restante da casa. Além da madeira criar a sensação de aconchego, ela é clássica e combina com quase todos os tipos de decoração.  Legal, né?

- Agora, se você mora em apartamento, esqueça as janelas de madeira. Como elas ficam muito expostas ao sol e chuva, elas tendem a não durar muito, tá?


Cuidados na Instalação


- Na hora de instalar as janelas, lembre-se que elas precisam ficar alinhadas e bem presas na estrutura da parede, viu?

- O ideal é que as janelas sejam sempre proporcionais ao tamanho do ambiente, por exemplo, numa cozinha com 10 metros quadrados fica legal uma janela de 1 metro quadrado e numa sala de 40 metros quadrados o melhor é uma janela de 4 metros quadrados. Percebeu que é só pegar a área total do ambiente e dividir por 10? Legal, né?!

- Ah, e uma dica: cuidado na instalação pra não entortar a estrutura da janela, porque pode prejudicar o funcionamento na hora de abrir e fechar. 


Seguindo essas medidas e dicas, a sua casa vai ficar cheia de luz e bons ventos. ;)


No Magazine Luiza você encontra uma variedade em janelas pra sua casa!