Tudo sobre Trambones

A+ A-

                      

O trombone é um instrumento que não pode faltar numa orquestra, fanfarra e até em bandas de jazz, viu? É que ele tem um som grave e forte que dá muita personalidade a qualquer música! Agora, se você tá pensando em aprender a tocar esse instrumento, eu quero te falar sobre quatro tipos dele. Daí vai ficar mais fácil escolher o modelo ideal, né? Vem comigo!


Conheça o Instrumento

Olha, basicamente o trombone é um instrumento de sopro feito de metal com um tubo bem grande e dobrado com um bocal grande, tá? Isso não vai mudar muito entre os diferentes modelos dele.

Agora, uma das diferenças entre alguns tipos é o jeito como você controla o ar que sopra dentro dele. Enquanto alguns vêm com uma vara que desliza pra trás e pra frente, outros têm pistões. E o som de cada um deles também é diferente, viu? Olha só:


Tipos de Trombone

Trombone Baixo: esse modelo é mais usado em orquestras e tem o som bem grave e forte, tá? E a afinação desse trombone pode ser em Si Bemol, Fá, Sol Bemol e Ré.

                  

O trombone baixo é muito popular entre músicos de orquestras

Trombone Tenor: já esse tem um som mais agudo que o trombone baixo e, por isso, costuma ser usado junto com ele pra criar diferentes sons na orquestra. Além disso, vários músicos de jazz também gostam de usar esse instrumento em suas músicas. Ele pode ser afinado em Si Bemol ou em Fá.

                   

O trombone tenor também bastante usado em músicas de jazz

Trombone Alto: já o trombone alto é um modelo com tubo mais estreito que os outros, tem um som agudo e afinado em Mi bemol, tá? É o tipo de trombone menos comum, já que é usado só em filarmônicas.

                   

O trombone alto é um modelo mais específico, usado em filarmônicas

Trombone de Pisto: esse é o que te contei que usa pistões. Então, em vez de ele ter uma vara que vai e volta pra controlar o ar dentro dele, tem esses botões que você aperta pra segurar e soltar o ar e produzir notas. Ele costuma ter afinação em Dó e Si Bemol e é muito usado em bandas de jazz, gospel e filarmônicas.

                  

O trombone pisto é bastante usado em bandas gospel


Agora, que tal escolher um trombone bem legal pra mostrar todo o seu talento musical, hein? Aqui no Magazine Luiza tem vários modelos. É só escolher!