Tudo sobre cartões de memória!

A+ A-

Gente, quase todo mundo tem um aparelho que usa um cartão de memória, né? Pode ser um smartphone, tablet, notebook, câmera, filmadora e até caixa de som! Mas você sabia que tem diferentes modelos e capacidades de armazenamento? Vem comigo entender melhor e escolher o cartão de memória ideal pro seu aparelho!


Formatos

O cartão microSD pode ser usado junto com o SD

 

Os cartões de memória têm diversos formatos. Um dos que a gente mais conhece é aquele pequenininho, que cabe no seu celular. Esse modelo é o microSD e foi criado pra ocupar menos espaço. Mas tem também o modelo SD que é um pouco maior, e costuma ser usado em câmeras digitais. Agora, sabe o que é bem legal? O cartão microSD pode se transformar num SD se você tiver um adaptador como na imagem acima. Assim fica muito mais prático!


Ah, você também pode encontrar modelos menos comuns, como o CompactFlash e o Memory Stick. Esses são usados em aparelhos específicos. E pra não ter erro, a dica é ver certinho qual é o tipo de cartão de memória que seu aparelho aceita, tá?


Armazenamento

O próximo passo pra escolher o cartão de memória é saber a capacidade de armazenamento. Quanto maior ela for, mais arquivos como fotos, vídeos e músicas ele vai conseguir guardar. E hoje tem diversas opções que vão desde 1GB até 512GB. Se você é daqueles que adora tirar fotos ou quer guardar muitos arquivos, o ideal é comprar um cartão de memória com mais de 32GB. Agora, se não usa muito, pode escolher um com menos capacidade.


Ah, um detalhe muito importante. Cada aparelho tem um limite pro uso do cartão de memória. Por exemplo, alguns celulares só aceitam cartões de até 16GB, enquanto em outros é possível usar um de 256GB. Pra descobrir isso, é só dá uma olhada na caixa do aparelho ou no manual, assim você vai saber qual é a capacidade extra de armazenamento dele antes de fazer a compra, tá?


Velocidade

Outro item que você não pode esquecer de olhar no cartão de memória é a velocidade, que aparece como classe. Ela pode ser de 2, 4, 6 ou 10. Cada classe  representa uma velocidade de transmissão de dados entre o seu aparelho e o cartão.


Além da classe, o cartão de memória pode apresentar algumas siglas como a UHS, que significa, velocidade ultra rápida. É como se fosse um turbo na velocidade de transmissão. Assim como a classe, o UHS também pode receber uma numeração ao lado. Em todos os casos, quanto mais alta for a numeração, mais rápido é o cartão, viu?


Como escolher o cartão de memória?

Dá só uma olhada nesse resuminho:

-Olhe o tipo de cartão que o seu aparelho pode receber;

-Veja o armazenamento indicado na caixa ou manual do seu aparelho e  se precisa de um modelo com mais ou menos espaço;

-Pense no uso que você vai fazer do cartão. Se os arquivos são grandes, como as fotografias tiradas em câmeras, é melhor comprar um cartão com velocidade de transmissão de dados maior.

Viu como é fácil? Se você tem curiosidade pra saber como são produzidos os cartões de memória, dá uma lida nesse outro post aqui!

Aproveite pra turbinar a capacidade de armazenamento do seu aparelho. Veja todas as opções de cartão de memória aqui no Magazine Luiza.