Tudo sobre as fraldas descartáveis

A+ A-

As fraldas descartáveis são uma ajuda e tanto pra quem tem um bebê em casa, né? Elas ajudam na higiene da criança e facilitam o dia a dia dos pais. E se a criança se sujar, é só pegar uma nova fralda no pacote e fazer a troca, não precisar lavar e ficar esperando secar depois, como era feito antigamente com os modelos de pano.


E como esse é um assunto que interessa muito a todas as mamães e papais, eu preparei um pequeno guia com as principais dúvidas sobre as fraldas descartáveis, pra você entender tudo! Assim, vai ficar até mais fácil se planejar, comprando o tipo certo pro seu filho. Vem, que eu te conto tudo.


Material

As fraldas descartáveis são feitas de:
 

- uma camada externa, formada por um material plástico, que evita os vazamentos

- uma camada interna feita de pasta de papel, que deixa ela com aquele toque bem fofinho e confortável

- uma cama formada por um gel que absorve os líquidos

- uma parte repelente de água, que é um tipo de gel, que impede que se acumulem líquidos dentro da fralda.


A quantidade de alguns materiais pode variar de uma marca pra outra, tá? Nas fraldas noturnas, a quantidade de gel absorvente é bem maior. Por isso, você encontra pacotes com preços diferentes.

 

Com a bolsa de bebê você pode deixar as fraldas descartáveis organizadas

 

Qual fralda usar?

Tem diferentes tamanhos de fralda, que vão do RN, pra recém-nascidos, até o tamanho EG, extra grande. E pra você saber qual é a ideal pro seu filho, eu separei cada tamanho com o peso indicado. Assim, fica mais fácil comprar, né?


- Tamanho RN: ideal pra recém-nascidos de até 3,5 Kg. Muitos bebês já nascem com esse peso ou bem perto disso, né? Então, não precisa fazer um estoque muito grande desse tamanho pra não perder depois. A dica é calcular só pros primeiros dias mesmo.

- Tamanho P: pra bebês de até 5 Kg. Então, seu filho vai usar esse tamanho até os dois meses;

- Tamanho M: pra crianças de 5 a 9 Kg, o que significa, em média, entre 3 e 8 meses de vida;

Tamanho G: ideal pra bebês de 9 a 12 Kg, a partir dos nove meses;

- Tamanho EG: pra crianças acima de 12 Kg. Em média, crianças com 18 meses têm esse peso, tá?


Como deve ser a higiene na troca de fraldas?

Toda vez que você trocar as fraldas do seu bebê, é importante limpar ele muito bem, pra não ficar nada de urina ou fezes. Isso evita o aparecimento das assaduras, que são aquelas irritações na pele tão chatas.


E quando for fazer a troca, sempre limpe bem com algodão molhado em água limpa, viu? E se você tiver na rua, os lenços umedecidos são uma ótima opção. Só não use eles se a criança tiver com assadura!


Assim que passar o algodão molhado, passe várias bolinhas ou chumaços de algodão seco pra tirar toda a umidade. E não esqueça de colocar uma camada de pomada anti-assadura, hein. Só depois, coloque a fralda limpa.


Se por acaso o bebê tiver se sujado muito e você tiver em casa, vale a pena dar um banho nele. Isso vai até deixar a criança mais aliviada.


Como descartar as fraldas

As fraldas têm que ser sempre jogadas no lixo e nunca no vaso sanitário, viu? Como elas não se desmancham na água, podem causar um entupimento e dar uma baita dor de cabeça. A dica é dobrar ela em várias camadas, deixando ela bem fechadinha. Ah, e não deixe as fraldas se acumularem por mais de um dia no lixo.


Fraldas noturnas

Depois dos primeiros meses de vida, o bebê entra naquela fase de dormir mais horas seguidas por noite, diferente do recém-nascido que dorme em intervalos de 4 horas. Nessa fase, acordar o bebê, só pra trocar a fralda vai ser muito estressante, por isso, é ideal colocar fraldas noturnas nele!


Sabe por que elas são diferentes? Os flocos de gel das fraldas noturnas são bem mais concentrados. E dependendo da marca, elas aguentam até 12 horas sem vazamentos. Por isso, custam um pouquinho mais. O bom é que você só vai precisar de uma por noite.


Ah, mas não vale só usar fralda noturna pra não ter quer fazer as trocas durante o dia, tá? Ela é feita pra não incomodar o sono do bebê e deixar os pais descansarem também. Durante o dia, coloque as fraldas comuns e faça todo o processo de limpeza e higiene do bebê. Senão, as assadura podem aparecer a qualquer momento.


A fralda deu alergia, e agora?

É bem difícil, mas pode acontecer do seu filho apresentar alergia à fralda. Aí precisa prestar atenção, porque como a pele fica vermelha como uma assadura, dá pra confundir uma com a outra. Aí é o pediatra quem pode dizer se é de fato uma alergia.


E se ficar comprovado que é, você vai ter que trocar de marca. Se o problema continuar, a solução vai ser optar pelas fraldas de pano.


Até que idade usar fraldas?

Cada criança tem seu próprio desenvolvimento, isso é normal. Mas, em média, a partir dos dois anos já é possível começar a retirada das fraldas e incentivar o uso do troninho.


Enquanto seu filho tá nesse processo, a fralda ainda vai ser necessária, tá? Principalmente durante a noite. Ah, e cada criança tem seu tempo e com paciência, vai chegar o momento que ela vai ao banheiro sozinha. Mas até chegar esse dia, as fraldas descartáveis vão ajudar muito!


Agora que você já sabe mais sobre fraldas descartáveis, que tal dar uma olhadinha aqui no site do Magazine Luiza e escolher a melhor opção pro seu filho!