Tire as dúvidas sobre seu refrigerador

A+ A-

Gente, o refrigerador é um item totalmente indispensável numa cozinha, né? Afinal, é nela que guardamos os alimentos mais perecíveis e bebidas. Mas, pro seu refrigerador funcionar direitinho e por muito tempo, vários cuidados precisam ser tomados, viu? E nessa hora, muitas dúvidas podem acabar surgindo. Mas não precisa se preocupar, tá? Vem comigo que eu separei alguns mitos e verdades pra você ficar por dentro de tudo o que precisa fazer. Olha só:

                                            

                                       

Os ovos devem ser postos na porta da geladeira, naquele compartimento próprio pra eles?
Se a casca do ovo não tiver nenhuma rachadura ou furo, não tem risco nenhum de propagação de germes da salmonela, mesmo com o abre e fecha constante da porta e consequentemente, as alterações de temperatura. O local deixa os ovos frescos e na temperatura adequada!

Secar roupa atrás do refrigerador
A parte traseira da geladeira é onde ficam os dutos que transportam os fluídos responsáveis pelo calor que sai de dentro dela. Se você colocar roupas molhadas pra secar lá, a umidade das roupas vai fazer com que o resfriamento interno diminua, já que os dutos ficarão cobertos e o calor não vai sair por completo. Isso faz com que o refrigerador se force ainda mais pra tentar manter o refrigeramento, que diminuirá porque o calor não está saindo, fazendo com que ele se desgaste mais rápido, tendo uma vida útil bem menor.

Comida quente direto pro freezer
Colocar alimento ainda quente no freezer
aumenta a sua temperatura interna e também prejudica a conservação dos outros alimentos guardados dentro dele. Por causa dessa diferença de temperatura, o eletrodoméstico vai fazer um esforço bem maior pra trabalhar e isso faz com que ele desgaste mais rápido do que o normal.

Após o transporte, o refrigerador pode ser ligado normalmente?
Não, já que, com o movimento, o óleo lubrificante do motor também balança, podendo até mesmo cair nos dutos de sucção do gás, viu? Então, o ideal é que, antes de ligar a geladeira
, ela deve ficar na posição padrão e estável por pelo menos duas horas, pra que o óleo volte a sua normalidade e não tenha mais riscos de vazamento, combinado?

Tem problema se abrir várias vezes a porta do refrigerador?
Esse hábito faz com que o eletrodoméstico consuma muito mais energia elétrica por causa da troca de calor entre o ambiente interno que está gelado e o ambiente externo. Daí, quanto mais esforço o refrigerador
 faz pra manter a temperatura interna estável, mais energia ele gasta, e consequentemente, mais desgastado o produto fica.

Usar o secador de cabelos pra ajudar no degelo.
Gente, essa prática é muito perigosa! Nem pense em fazer isso, viu? Porque a chance de você levar um choque elétrico bem sério é muito alta! Se o seu refrigerador não é frost-free
e precisa descongelar manualmente, o ideal é deixar que ele descongele sozinho.

Meu microondas fica em cima do refrigerador
O microondas e fogão não devem sequer ficar próximos a geladeira, inclusive o eletrodoméstico deve ficar longe até mesmo do sol! A exposição próxima de calor prejudica e muito o seu funcionamento, sobrecarregando o motor e seu desempenho. Sua proteção externa é ideal pra clima normal e não tá adaptada a temperaturas mais altas. Então, nem pense em colocar nada que gere calor perto do seu refrigerador
, combinado?

Meu refrigerador fica bem encostada na parede
Isso é um erro, já que o motor precisa de espaço pra circular o ar. Se o ar não circula, o refrigerador
não consegue gelar, diminuindo o seu desempenho, aumentando o gasto com energia e consequentemente, diminuindo a vida útil do aparelho. Então, fique bem atento à distância mínima que vem descrita no manual do fabricante e que deve ser respeitada!

Pó de café tira os odores internos do refrigerador?
Sim, essa receitinha das antigas é realmente verdadeira! Tanto o pó de café, como o carvão vegetal, atraem a umidade e consequentemente o mau cheiro. Mas o café, por exemplo, pode transferir pro refrigerador
, o seu próprio cheiro, tá?

E aí, gostou das dicas? Espero ter ajudado! Aqui no Magazine Luiza você encontra os melhores refrigeradores. É só escolher o seu!