Tipos de Acabamento para Registro

A+ A-

Se você tá reformando a sua casa, podem aparecer muitas dúvidas sobre o acabamento para registro. Mas, não se preocupe, eu to aqui pra te ajudar a tirar todas as dúvidas e escolher o acabamento para registro ideal. Olha só:

                 


O registro é formado pela base e o acabamento. Mas, calma que eu te explico a diferença entre essas duas peças. Imagine uma torneira, por exemplo. A parte onde sai a água seria a base. Enquanto que a parte que você segura e gira pra abrir e fechar é o acabamento para registro. E, essas peças podem ser separadas pra você poder escolher diferentes tipos de acabamento, tá? Ou seja, o registro é a peça completa, com o mecanismo de abre e fecha incluso.


- Mas, pode ser que a base que você já tem é de uma marca e o acabamento que você quer é de outra. Nesse caso, dá pra comprar adaptadores, tá? Com eles você consegue encaixar a base e o acabamento, mesmo se forem de marcas diferentes.


- E, se você não encontrar um adaptador, aí é só contar o número de estrias que a base do registro tem. Depois, é só comprar um acabamento que tenha a mesma quantidade de estrias, mesmo se for de outra marca.


- Ah, e se você não sabe, as estrias são pequenas linhas que ficam na base do registro. Elas servem pra que o encaixe seja perfeito com o acabamento, por isso os dois precisam ter exatamente o mesmo número de estrias.


- Tem um padrão universal que é de 20 estrias. Mas, também tem bases de registro com 16 e 19 estrias. Por isso, é sempre bom contar antes de comprar o acabamento, tá?


Material e cor


- O acabamento de registro pode ser de diferentes tipos de materiais como metal, latão e alumínio. Tem também os de plástico, mas, eles não duram muito. E, seja qual for o material, o ideal é que tenham revestimento cromado, porque o cromo é um tipo de metal bem resistente à umidade e corrosão, então vai durar bastante!


- Na hora de escolher a cor do acabamento para registro, a minha dica é escolher o metálico prateado, porque ela combina muito fácil com diferentes cores de azulejos e paredes. Mas, você também pode encontrar acabamentos nas cores preto, cobre, dourado e branco. Aí vai depender da sua preferência.


Acabamento Comum e Monocomando


- A maioria dos acabamentos de registro são do tipo comum, que é aquele em formato de cruz. Mas, também existe o acabamento monocomando, que é o do tipo alavanca, que dá até pra escolher entre água fria ou quente.


- Ah, no acabamento monocomando, a água sai quente ou fria, não dá pra misturar as temperaturas, viu? Se você quiser essa função, aí vai ter que instalar um misturador no registro. Eu falo mais sobre esse assunto aqui.


Formato e Rotação


Quando falamos em acabamento para registro, você já pensa naquele formato tradicional que é parecido com uma estrela com as pontas arredondadas, né? Mas, também tem o tipo redondo ou em forma de alavanca.


Os acabamentos podem ser colocados em chuveiros, torneiras ou na parede para o registro geral. Dependendo do lugar que você vai colocar, o fluxo da água vai ser diferente, então a escolha do acabamento para registro também vai variar. Por exemplo, o registro que é usado pra controlar a água do vaso sanitário, precisa liberar mais água do que o que é colocado na torneira. Pra você entender melhor, vou explicar os três tipos de acionamento dos acabamentos:


Rotativo: esse tipo gira totalmente em torno do próprio eixo. É indicado pra controlar fluxos de água mais fortes, como em registros de chuveiro ou descargas.


Alavanca:  você pode abrir pra cima ou pra baixo, dependendo do modelo. E, o fluxo de água é normal, nem forte, nem fraco. Como ele tem um design lindo, fica ótimo em pias de banheiro!


1/4 de volta: como o próprio nome indica, o mecanismo gira, mas, não totalmente como o rotativo. A vantagem é que fica mais rápido pra abrir, e evita o desperdício de água, porque ela sai em menos quantidade


Agora que você conhece os tipos de acabamento para registro, que tal escolher o seu no Magazine Luiza?