Tipos de fonte pra computador

A+ A-

Você sabe pra que serve uma fonte pra computador? Essa peça recebe a energia elétrica vinda da tomada da sua casa e faz a distribuição pras partes do seu PC, como o processador, memória e placa de vídeo. Mas, se você precisa de uma nova pra sua máquina, tem que saber que tem vários modelos diferentes uns dos outros. E eu vou te mostrar, de um jeitinho simples, como escolher a ideal pro seu computador. Vem comigo!


Pense no tipo de uso do computador

Você precisa trocar a fonte do computador quando acontecem duas coisas, tá? A primeira é ela queimar. E a segunda é quando é preciso ter mais energia pra peças novas, como quando você dá aquela turbinada no computador, sabe?


Se ela queimou e você não trocou nenhuma outra peça do computador, antes de comprar uma fonte nova é só dar uma olhadinha em qual era a potência dela e comprar uma igual. Bem simples, né?


Agora, se o seu computador veio de fábrica ideal pra atividades mais simples e você quer mudar peças nele pra ter uma máquina mais potente, vai precisar saber um pouquinho mais pra escolher a fonte certa.


É que, antes de trocar a fonte do computador, você tem que levar em conta quanta energia as pecinhas dentro do PC precisam pra funcionar direitinho. Então, se você tem um computador mais simples, pra acessar e-mails e navegar na internet, mas vai colocar peças novas nele pra poder rodar games, provavelmente vai precisar de uma fonte mais potente também.


Mas não se preocupa! Eu te conto agora como decidir qual deve ser a potência da sua fonte pra computador. Olha só:


Avalie o consumo de energia de cada parte do computador

A escolha de uma fonte pra computador começa por uma avaliada em quanta energia cada parte dele consome, tá? Então, dê uma olhadinha na potência da placa de vídeo que você tem, no processador, na memória, no reprodutor de CD ou DVD, HD, portas USB e até do leitor de cartão de memória. Tem que fazer isso com todas as peças que recebem energia dentro do computador e é preciso fazer isso com bastante atenção, viu?


Daí, some o consumo, que aparece em Watts, de todos esses componentes. O valor total é a quantidade de Watts que sua fonte nova tem que suportar, tá?


Uma dica: se a sua continha somando o consumo dos dispositivos do computador deu 500 Watts, vale a pena escolher uma fonte com um pouco mais de potência, como uma de 750 Watts. Assim, é certeza que ela vai aguentar bem o funcionamento do PC em qualquer situação! 


Selecione a voltagem da sua fonte

A fonte pra computador pode ser 100V, 220V, bivolt automático ou bivolt chaveado. Você precisa escolher uma compatível com a tomada em que ela vai ficar ligada, hein! No caso do bivolt chaveado, ela tem uma chavinha pra você escolher se ela deve funcionar como 110V ou 220V. Então, antes de ligar, selecione a voltagem certa, combinado?


Ah, se ficar com alguma dúvida na hora de comprar ou instalar a sua fonte pra computador, vale a pena procurar uma ajudinha profissional, tá? Assim, fica mais fácil deixar a sua máquina funcionando direitinho!


Precisando de uma fonte pra computador? Escolha uma entre vários modelos que tem aqui no Magazine Luiza.