Tenha conforto na cadeira de rodas

A+ A-

                  

Gente, o uso constante da cadeira de rodas pode ser um pouco desconfortável. Ficar sentado o dia todo pode causar alguns problemas como dores nas costas e até cansaço. A boa notícia é que dá pra amenizar esse desconforto com dicas bem simples. Olha só!
 
Antes de comprar, você tem que fazer  uma boa pesquisa antes de escolher o modelo. Vá até a loja, experimente as cadeiras de rodas e fale com o seu médico ou o seu fisioterapeuta. Lembre-se que eles são profissionais capacitados pra te ajudar na hora de escolher o modelo certo pra  sua necessidade, tá?
 
Modelos
Existem as cadeiras de rodas mais leves e as mais pesadas, assim como as dobráveis ou fixas. É bacana pensar que quanto mais leve, mais fácil de levar de um lado para o outro.

Outro ponto importante é que as cadeiras dobráveis são mais adequadas para caber em veículos. Ah, e fique de olho na resistência e no peso do material, afinal, a qualidade e durabilidade são itens essenciais nesse equipamento, não é mesmo?
 
Tenha mais conforto
Uma das principais queixas de quem usa cadeira de rodas é o assento. Ele éo ponto central do equipamento. Por isso, na hora de escolher, você deve ver um modelo em que o assento seja confortável e que acomode bem o seu corpo.

Uma dica é observar se você se encaixa bem no assento, sem ter que apertar as laterais. Ah, e outra coisa, não se esqueça de checar a altura dos braços. Os cotovelos devem ficar apoiados no braço da cadeira. Há também modelos com regulagens diferentes para várias partes do corpo. Na hora de fazer o teste, procure ficar um bom tempo na cadeira para ter certeza de que ela é a ideal para você!
 
Para ter muito mais conforto e bem-estar com a sua cadeira, você pode incrementar o uso com
almofadas. Elas são encontradas nas versões: em gel, de ar, de látex ou espuma. Experimente todas e escolha a que mais ficar confortável, tá?!
 
Use travesseiros
Olha que legal: você pode usar ainda
travesseiros para ter muito mais conforto com a sua cadeira de rodas. Um travesseiro no colo, por exemplo, ajuda a elevar os braços e forçar menos o ombro, te ajudando a relaxar. Você também pode levantar as pernas e colocar um travesseiro na hora de ver TV. E pode ter também um travesseiro nas costas pra ajudar a aliviar a pressão na coluna. Escolha aquele que mais combina com você, tanto em tamanho e materiais certos e use sem medo!
 
Pneus
Olha só, atualmente a maioria das cadeiras de rodas já possuem sistema de amortecimento. O que é ótimo, porque ajuda a absorver pequenos impactos na rua, especialmente quando tem aquela calçada toda desnivelada, sabe?

Os pneus também podem ajudar a deixar sua cadeira mais leve e macia. Os sólidos são mais pesados e resistentes. Já os de ar são bem mais macios, mas precisam ser calibrados sempre, tá?

                     

Acessórios
Então, que tal incrementar a sua cadeira? Tem alguns acessórios que podem facilitar sua vida, como bandejas removíveis, apoios de cabeça e proteções de espuma. Eles te ajudam a ter menos contato com a estrutura da cadeira, o que evita escaras, aquelas feridinhas que aparecem na pele por causa do contato direto com a pele, sabe?

Além disso, os acessórios são ótimos para apoiar notebooks, tablet, um livro, etc. Viu só? Opções não faltam para levar uma vida confortável na sua cadeira de rodas, não é mesmo?

Aproveite para conhecer aqui no Magazine Luiza as nossas opções em cadeiras de roda!