Técnicas de desenho simples

A+ A-

Gente, quem tá aprendendo a desenhar sabe que, apesar de ser algo bem divertido, é preciso estudar e praticar bastante pra continuar a melhorar cada vez mais, né? O bom é que tem algumas técnicas de desenho e materiais, como papéis e lápis, que podem facilitar e muito o dia a dia de quem adora esse passatempo! Agora, quer algumas dicas bem legais? Então, vem comigo dar uma olhadinha no que separei pra você:


Duas dicas simples

Olha, tem dois métodos bem práticos que você pode fazer e que ajudam muito a evitar manchas de grafite ou carvão,viu?


A primeira é começar o desenho pelo topo do papel e sempre pelo lado oposto à mão que você usa pra desenhar. Ou seja, se você é destro, comece o desenho pelo cantinho superior esquerdo. Assim, você continua a ilustração sempre pra baixo e não corre o risco de passar por cima do que já tá pronto e estragar tudo. Fácil, né?


Uma outra dica pra evitar esse tipo de acidente é cobrir a parte do desenho que já tá pronta com um outro papel em branco. Assim, dá pra apoiar o seu pulso em qualquer lugar da folha sem correr o risco de acabar manchando o que tá embaixo dele. Muito simples e útil!


Fazendo o esboço

Outra técnica bem legal pra evitar manchar a folha que você tá usando, é sempre começar o desenho com um lápis mais fraquinho, do tipo H. Com ele, você faz o esboço do que quer desenhar e pode ir apagando qualquer errinho com uma borracha branca e macia. Assim, você não corre o risco de marcar todo o papel.


Pra fazer esse esboço, uma dica é desenhar a partir de formas geométricas. Parece engraçado, né? Mas fazer círculos, quadrados e outras formas primeiro, ajuda bastante a acertar as proporções dos seus desenhos, além de ser bem útil quando quiser um desenho mais detalhado e não souber por onde começar.


E é bem simples, viu? Na hora de desenhar um passarinho, por exemplo, dá pra começar fazendo um formato oval pro corpo dele, com uma cauda em formato de triângulo e uma cabeça em formato de bolinha com um biquinho também no formato de um triângulo deitado. Depois, é só ir adicionando os detalhes que quiser, sem perder a proporção do tamanho!


Terminou o esboço? Daí, é só passar um lápis mais forte, como o lápis HB ou B, por cima do contorno pra terminar o trabalho! Prático, né? E depois, ainda pode fazer um sombreamento super bonito com os lápis B. Assim, seu desenho vai ficar com aquela carinha de profissional, sabe?

Usar um lápis do tipo H é o ideal pra fazer esboços


Desenhando paisagens

E a técnica de desenho das formas geométricas também funciona muito bem na hora de desenhar paisagens, sabia? Pois é! Daí, nesse caso, o primeiro passo é desenhar a linha do horizonte, que é uma linha horizontal que você pode fazer mais ou menos no meio da página pra ajudar a guiar a sua visão. Com ela, você consegue posicionar melhor os seus desenhos e dar aquele efeito 3D incrível no trabalho. Legal, né?


Uma outra dica é determinar o que é chamado de ponto de fuga. Calma, que eu explico! Funciona assim: ele é o ponto mais longe que os seus olhos têm que alcançar quando olharem pra página. Então, se você estiver desenhando uma rua e quiser que lá no fundo tenha um carro, é esse lugarzinho que será o seu ponto de fuga, tá?


Pra criar isso, você precisa escolher onde esse ponto vai ficar no papel. Depois, é só fazer algumas linhas retas saindo desse ponto de fuga. Essas linhas vão em direção aos quatro cantinhos da folha. E, não tem um número de linhas padrão, viu? A quantidade de linhas vai depender do tipo de desenho que você quer fazer.


E, sabe aqueles desenhos incríveis de perspectiva? Então, eles são feitos com essa técnica! Afinal, são essas linhas que te ajudam a desenhar os tamanhos certos dos objetos que vão fazer parte da paisagem que você quer ilustrar, como prédios e casas. Demais, né?


Só vale lembrar que, como você ainda tá rascunhando, é bom fazer todas essas linhas com um lápis H, bem fraquinho. Assim, se você errar, ou mudar de ideia, dá pra apagar sem nenhum problema!


Depois, é só ir adicionando detalhes, como as árvores ou os pedestres. Daí, você vai ajustando a noção de profundidade no papel com base nas linhas e nos formatos dos objetos da paisagem. Adorei!


Retratos

Uma coisa legal é que essa técnica de desenhar linhas-guias no papel também serve pra fazer retratos, sabia? Pois é! Pra acertar a proporção do rosto de uma pessoa, a melhor ideia é traçar linhas pra dividir a folha em quatro, seis ou oito partes iguais, formando quadrados que possam te ajudar a se orientar na hora de desenhar.


Assim, dá pra dividir o desenho em partes iguais pelo papel, o que ajuda a acertar o tamanho do nariz, da boca e até mesmo a distância dos olhos da pessoa. Demais!


E se preferir, ainda dá pra fazer retratos usando a técnica das formas geométricas! É bem simples: pra fazer a cabeça, primeiro faça um círculo e logo embaixo dele você pode fazer outro círculo, um retângulo, quadrado, ou até mesmo um triângulo de ponta cabeça.


O que vai determinar a escolha da segunda forma é o tipo de rosto que a pessoa tem. Por exemplo, se ela tiver um rosto mais cheio e bochechas volumosas, o mais adequado é fazer um segundo círculo. Agora, se a pessoa tem o queixo bem fininho, o triângulo invertido é a opção ideal.


Feito as duas formas com um lápis bem clarinho, é só usar um lápis mais escuro pra fazer o contorno em volta das formas. Prontinho! Viu só como é bem simples fazer o formato da cabeça? Daí, pra fazer os olhos, nariz e boca, também pode usar formas geométricas e ir dando os detalhes depois!


Vale lembrar que pro seu desenho ficar com aquela carinha profissional, é fundamental usar os materiais certos, viu? Um exemplo é que, pra quem tá começando, usar um papel com gramatura maior é o mais prático, já que eles não são tão frágeis e não amassam ou rasgam com facilidade. Assim, você consegue apagar várias vezes, sem problemas!


E se você quiser saber mais sobre os melhores materiais de desenho pra quem tá começando, é só dar uma olhadinha aqui.


Aqui no Magazine Luiza você encontra todos os materiais necessários pra aplicar essas técnicas de desenho incríveis que vão deixar os seus trabalhos ainda mais bonitos!