Tapetes: como acertar na escolha

A+ A-

              

Gente, um tapete deixa sua casa muito mais elegante e confortável, né? E o bom é que dá pra usar em vários cômodos diferentes e também tem modelos de vários tamanhos, materiais e cores. Quer algumas dicas pra deixar sua casa linda com tapetes? Vem comigo!
 

Como posso usar o tapete na sala?

Na sala, o jeito mais usado é aquele com o tapete cobrindo todo o espaço, até chegar ao pé do rack e entrar um pouco embaixo do sofá, cerca de 5 ou 10 centímetros. Outro jeito legal de usar tapetes nesse cômodo é escolher um modelo que pegue só o centro da sala, mantendo uma distância de mais de 5 centímetros dos pés dos sofás.
 
E o material mais usado nos tapetes da sala é o poliéster, tá? E tem tapete de poliéster com toque aveludado, mais peludo e felpudo ou ainda aquele com as fibras mais curtas. O que muda é o tratamento dado ao material, mas todos são bem fáceis de limpar e bem bonitos, viu?
 

Como acertar no tapete do quarto?

Um tapete no quarto vai muito bem, principalmente pra ficar mais à vontade andando descalço, ou na hora de sair da cama e pisar num lugar quentinho, né? E pra acertar nessa escolha, a dica são tapetes menores pra colocar na lateral da cama. Eles costumam ser de poliéster, mas são felpudos.
 
Outra ideia legal é escolher um tapete maior, que consiga pegar um pouco mais da metade da cama e ainda sobrar nas laterais e na parte de baixo. As folgas podem ser de mais ou menos 40 centímetros. Assim, o quarto dá a sensação de ser maior e você não precisa ter vários tapetes espalhados, já que um só vai dar conta de cobrir todas as partes.
 

Posso colocar um tapete na entrada de casa?

Com certeza! Os capachos são ótimos pra colocar na entrada, pertinho da porta, tipo aqueles escrito Bem-vindo, sabe? Eles podem ser de vários materiais. Os de fibra de coco, por exemplo, são naturais, fáceis de limpar e práticos: é só dar uma batidinha que a sujeira superficial sai fácil!
 

E no banheiro e cozinha?

Não dá pra ficar sem tapete nesses dois lugares, né? No banheiro, o tapete pode ficar na frente do box, pra não molhar o chão e prevenir escorregões. Também tem kits pra colocar um na frente da pia, ao lado do vaso sanitário e do box.
 
Os tapetes de banheiro normalmente são feitos em poliéster e tem uma capacidade de absorção maior. Outro diferencial é que a base do tapete pra banheiro e cozinha também pode ser emborrachada, pra não escorregar mesmo com o chão molhado. Na
cozinha, vale a mesma dica: escolha peças com antiderrapante e alta absorção. 


A cor perfeita pra combinar
 
Pra escolher a cor do tapete não tem segredo. Na sala, por exemplo, deixe pra comprar ele por último, depois que você já tiver o sofá e o rack definidos. Assim, você consegue visualizar melhor esse espaço. Se o seu estilo é mais clássico, as cores marrom, bege, preto e branco são ótimas opções!
 
Agora, se seus móveis já têm esses tons e você quer dar aquela diferenciada, que tal escolher um tapete colorido? A cor traz alegria pro ambiente e deixa tudo mais divertido! Só tome cuidado pra não misturar cores demais porque daí aumenta as chances de não ficar tão legal, viu?
 
Já pro tapete do quarto, dá pra combinar a cor do tapete com algum objeto de decoração ou escolher uma cor neutra pra manter aquele clima de aconchego que o seu quarto tem. Fica muito confortável!
 

Gente, quantos jeitos legais de usar tapete, né? Dá pra colocar praticamente na casa toda! Escolha aqui no Magazine Luiza os seus e deixe sua casa ainda mais linda!