Tanque de Lavar Roupas

A+ A-

Mesmo com as máquinas de lavar mais modernas, o tanque de lavar roupas não pode faltar na sua área de serviço! Ele é ideal pra lavar roupas delicadas, o que muitas vezes precisa ser feito à mão, né?  Também é ótimo pra lavar tênis e chinelos, por exemplo.


- E quem não tem uma máquina de lavar com água quente, pode usar o tanque pra colocar de molho na água quente, aquelas roupas com as sujeiras pesadas, sabe? Isso ajuda a acelerar o trabalho do alvejante e faz com que essas manchas difíceis saiam muito mais fácil.


- E você também pode usar os famosos tanquinhos, tanques elétricos que, além de ter as características do tanque tradicional, ainda conta com a função de bater as roupas. Isso é ótimo, porque ele faz todo o trabalho pesado pra você, tirando as sujeiras mais difíceis. 


- E o tanque também pode ser uma ótima opção pra economizar água e produtos de limpeza! Isso porque dá pra reaproveitar essa água, com sabão e amaciante e  usar à vontade pra lavar o quintal, por exemplo. Bom, né? Nesse caso, você pode usar um balde pra tirar a água do tanque. Ou ainda, se tiver um tanquinho, pode conectar uma mangueira na saída dele pra aproveitar a água com mais facilidade.


Como escolher o tanque ideal


- Pra ter um tanque bem prático, é só encontrar um que seja a sua cara! Se a sua lavanderia tem bastante espaço, os modelos que ficam pregados na parede, em uma pilastra ou coluna são uma boa opção. E se sua família também é grande, um tanque com cuba dupla ou até tripla ajuda muito!

- Agora se a lavanderia é pequeninha, todo espaço conta, não é mesmo? Por isso,   escolha o tanque embutido ou de sobrepor, que é aquele que fica em cima da pedra e não encaixado dentro dela, sabe? Assim, você pode ter um armário pra guardar os produtos de limpeza, por exemplo.


Como instalar o tanque


- Pra instalar o tanque é super fácil. Primeiro, você precisa ter dois pontos de encanamento, um pra instalar a torneira e outro pra água escorrer pro esgoto. 

- O segundo passo é ver certinho o espaço onde o tanque vai ficar. O mínimo pra caber um tanque e uma máquina de lavar são 4 metros quadrados. O tanque deve ficar 5 centímetros longe da máquina, tá?

- A altura do tanque deve ser de, pelo menos, 80cm. Ou, pode subir o tanque um pouquinho mais, dependendo da altura dos moradores da casa. Mas, o ideal é que ele fique, no máximo, 1 metro do chão, viu? 

- E olha, a torneira precisa ficar bem no meio do tanque, entre 30 e 40 centímetros acima dele. Daí, você não vai ter problemas com água espirrando e nem vai esbarrar na torneira sem querer. Ah, e o ideal é ter duas torneiras, uma pra água da rua e outra pra caixa dágua. Assim, se tiver racionamento, você não fica sem lavar roupa!


Armários e prateleiras


- Já os armários ou prateleiras que vão em cima do tanque podem ser pregados entre 30 e 50cm pra cima da torneira. É importante que eles não sejam baixos demais, pra não atrapalhar na hora de esfregar as roupas. Ou muito alto a ponto de você precisar de uma escada!

- Pra medir direitinho, a dica é levantar o braço e a cabeça onde eles ficarão e imaginar a altura que você conseguirá ver os produtos lá no fundo e se vai pegar tudo o que precisa sem esforço. Ah, se a sua lavanderia for estreita, os armários com portas que abrem pra cima ajudam muito, viu?


Bom, agora, se você quer entender mais sobre os tipos de tanques pra deixar sua vida mais fácil, olha essa matéria aqui!


E não deixe de conferir todas as ofertas de tanques de lavar roupas que o Magazine Luiza tem pra você!