Talheres e etiqueta

A+ A-

Quem não gosta de uma mesa bem arrumada na hora das refeições, né? Pensando nisso preparei algumas dicas para te ajudar no uso correto dos talheres e fazer bonito em qualquer ocasião. Afinal, essas regrinhas de etiqueta nunca são demais e valem para qualquer pessoa. Olha só! 

Curiosidade sobre a fabricação

Antes de tudo é legal você entender um pouco sobre os modelos dos talheres. O aço inox é a matéria-prima mais utilizada para a fabricação desses utensílios, isso porque são resitententes à corrosão e acidez. Isso é fundamental em peças que se usa muito e por isso vivem em contato com água e sabão.

Mas existem vários outros materias como aços com liga cromo-níquel, que também podem ser utilizados na fabricação dos talheres. E as oportunidades elegantes vão além, podem ser de prata e até banhado em ouro para atender as pessoas que são muito exigentes e que fazem questão de mais sofisticação. É comum e muito utilizado entre as pessoas, talheres que são de inox, porém têm cabos com materiais diferentes como a madeira ou polipropileno, por exemplo.

Como saber se os talheres são de qualidade

O material com o qual os talheres são fabricados não é exclusivamente o mais o importante. As características como ele é fabricado também contam muito na hora de identificar o melhor. Leve em consideração os seguintes pontos:

- Qualidade da matéria prima: o aço é um material de excelente qualidade?

- Espessura do aço: geralmente para a fabricação de colheres e garfos de qualidade, é utilizado uma espessura mínima de 2,5mm de aço;

- Acabamento: os bons talheres apresentam superfícies bem polidas e sem poros;

- Lâminas afiadas: as facas precisam ter lâminas bem afiadas e um serrilhado perfeito;

- Fabricante: geralmente os bons talheres apresentam no verso o nome de seu fabricante gravado. Isso garante a qualidade da marca.

Cuide deles, hein!

É muito fácil encontrar talheres e faqueiros de qualidade e esses nem exigem tanto mimo assim sabe. Eles podem ser lavados em lava-louças sem medo, mesmo assim é legal ter alguns pequenos cuidados para garantir sua conservação por mais tempo. Por exemplo:

- Se for lavar em lava-louças, leia o manual atentamente sobre a dosagem correta de sabão e abrilhantador que pode ser utilizado;

- Procure lavá-los logo após usar, pois o resíduo de sujeira da comida pode até estragar o metal em alguns casos.

Na hora de usar

Por causa da correria que todo mundo vive hoje em dia alguns costumes se perderam.  E infelizmente com isso as pessoas acabam deixando de lado algumas regrinhas de etiqueta e educação que cabem bem em qualquer lugar, né?

O uso correto dos talheres é uma das regras que nunca saem de moda nem tão pouco podemos deixar de lado. E em situações mais formais, por exemplo, elas são extremamente necessárias. Por isso, devemos estar preparados para estas ocasiões. Mas calma, utizá-los de forma correta é mais simples do que se pensa, viu?

Uma dúvida comum de se ouvir é porque a faca é colocada do lado direito se muitas pessoas são destras para usar o garfo, não a faca? Bom, segundo as regras de etiqueta, a faca é usada com a mão direita para cortar o alimento. Depois de cortado o alimento, a faca é depositada na borda do prato, e o garfo é passado para a mão direita, para que este possa levar o alimento à boca. E isso é repetido sempre ao cortarmos um alimento qualquer. Simples mas, veja também essas outras dicas:

- O talher usado nunca é deixado sobre a mesa. Ele sempre descansa sobre a borda do prato quando não está sendo usado;

- Ao usar uma colher, tome o líquido pelo lado e nada de fazer barulho, hein;

- Jamais deve-se levar a faca a boca, e também não a use para saladas, ovos, tortas, pães, bolos e massas;

- Na mesa de um jantar completo haverá talheres para cada prato e um prato para cada alimento, assim como copos para diferentes bebidas;

- Sempre use os talheres na ordem de fora para dentro;

- As facas ficam à direita do prato, com as costas viradas para fora. Os garfos ficam do lado esquerdo, com os dentes voltados para cima, a menos que o talher tenha um desenho ou brasão no dorso. A colher de sopa também fica do lado direito, tendo as facas (de peixe, de carne etc) entre ela e o prato.

E aí, gostou das dicas?