Tábua livre de bactérias

A+ A-

Gente, não dá pra ficar sem uma tábua de corte na cozinha, né? Mas depois de preparar várias receitas, é ideal deixar ela limpinha e longe de bactérias! Quer saber como fazer isso? Então, vem comigo!


Limpeza no dia a dia

Olha, a primeira coisa importante sobre as tábuas é que materiais como madeira e plástico absorvem muito mais os alimentos, viu? Então, todo cuidado é pouco! Por exemplo, se você colocou um frango cru nela, que pode ter salmonela, você vai precisar limpar muito bem antes de usar de novo pra cortar outros alimentos.
 

E a melhor forma de deixar ela limpinha é usando sal e limão! É só cortar meio limão, jogar sal de cozinha na sua tábua e esfregar a fruta nela. Depois coloque a tábua por 5 minutos em uma solução de 2 colheres de água sanitária para 3 litros de água. Pronto, agora é só enxaguar, secar e usar quando quiser!


Limpeza pesada

Agora, se a sua tábua de corte de madeira tiver com partes pretas ou esverdeadas, é sinal que ela não deve ter sido seca direitinho antes de ser guardada. Mas a dica pra resolver esse probleminha é super simples, tá? Você só tem que usar uma lixa número 1 de madeira pra tirar essa camada de limo e gordura dela. Depois é só lavar a tábua com detergente neutro.


Outra dica bacana pra limpar as tábuas de corte de qualquer material é deixar ela mergulhada por 30 minutos em uma mistura de dois litros de água quente, um copo de vinagre branco e uma colher de água sanitária. Daí é só deixar secar no sol depois, já que o calor e a luz ajudam a matar bactérias. Fácil, né?


Dá uma olhadinha agora nesses cuidados pra conservar a sua tábua de corte sempre nova:

- Nunca guarde a tábua molhada, suja e nem deixe ela com resíduos por muito tempo. Ela pode ficar manchada e com cheiro.

- Quando for lavar, use sempre a parte mais macia da esponja. A parte grossa ou esponjas de aço podem desgastar sua tábua de corte.

- Sua tábua ficou muito em contato com gordura e carne? Então passe vinagre nela e esfregue também meia fatia de limão. Isso vai tirar o cheiro, remover a gordura e deixar a sua tábua sempre nova.

- Nunca limpe sua tábua com produtos que tenham ácido, amoníaco e outros que deixam resíduos que fazem mal à saúde, tá?


Seguindo essas dicas você vai conservar sua tábua por mais tempo! Agora, quando ela tiver riscos, rachaduras fundas ou começar a soltar pedacinhos, é porque já tá na hora de comprar uma nova, viu?


Aqui no Magazine Luiza tem tábuas de corte incríveis pra preparar suas receitas. É só escolher a sua!