Sprinkler ou Detector de Fumaça?

A+ A-

                   

Quer manter sua casa bem segura contra incêndios? Então, vale a pena investir num detector de fumaça ou sprinkler, também conhecido como chuveiro automático! Agora, pra saber qual é o ideal pra você, vou te contar alguns detalhes bem legais sobre eles. Vem comigo!


O que faz o detector de fumaça?

Olha, a ideia do detector de fumaça é te avisar rápido que tá acontecendo um incêndio, tá? Assim, você tem tempo pra deixar o lugar em segurança e fazer o que for preciso pra apagar o fogo.

E o legal é que, além de soar um alarme bem alto, alguns modelos de detector podem  mandar mensagem pro seu celular ou até chamar os bombeiros sozinho. Legal, né?

Agora, tem dois modelos de detector, tá? O endereçável que mostra melhor o lugar em que o fogo tá acontecendo. Por isso, ele é o ideal pra fábricas ou grandes escritórios. Assim, fica mais fácil combater o incêndio bem rápido.

Já os detectores convencionais são mais simples e melhores pra usar em casa. Eles também são bem seguros e conseguem te avisar sobre a fumaça, mas não mostram com tanta precisão o lugar do fogo. Por isso, o ideal é colocar em lugares menores.

Ah, o detector vai detectar fumaças, tá? Então, não é bom colocar ele em banheiros ou cozinhas, por exemplo, porque daí ele pode dar sinais falsos.


O que é um sprinkler?

Gente, o sprinkler tem um sensor de temperatura que, quando detecta uma temperatura acima de 68 graus, libera água! E, além disso, ele também dispara um alarme, tá?

Então, pra usar esse tipo, você vai precisar ligar ele a uma tubulação de água também! Agora, os sprinklers funcionam de forma independente. Por isso, se tiver mais de um, pode ficar tranquilo que só vai ser acionado aquele que detectou uma temperatura alta.

Ou seja, não vai molhar os outros ambientes da casa sem necessidade. Bom, né?

                  

Assim que percebe que a temperatura tá alta demais, o sprinkler começa a jogar água

Os sprinklers são indicados pra hotéis, por exemplo, pra cada quarto ter um e avisar individualmente se algum tiver um incêndio. Mas se você quiser também dá pra usar em casa, sem problemas.

Ah, o sprinkler não detecta a fumaça e sim a temperatura. Então, pode instalar ele até em banheiros e cozinhas sem problemas!
  
          
Gostou? Se quiser comprar um
detector de fumaça pra sua casa ou escritório, vem escolher o seu aqui no Magazine Luiza! Tem modelos incríveis esperando por você, viu?