Som automotivo: conheça os cuidados

A+ A-

Gente, o som automotivo é um dos acessórios queridinhos dos motoristas, né? Afinal, com ele, os passeios de carro se tornam menos cansativos e mais divertidos. Mas, pra que ele funcione direitinho é preciso cuidar muito bem dele!


Alguns cuidados começam já na instalação, que deve ser feita por um profissional. Outros servem pra conservar o aparelho por mais tempo. Agora, quer saber quais são eles? Então, dá só uma olhadinha nas dicas que separei pra você:


Fique de olho na instalação

Muita gente faz a instalação do som por conta própria, né? O mais seguro é fazer isso numa oficina especializada porque é preciso mexer no sistema elétrico e muitas vezes até desligar a bateria.


Alguns carros ainda precisam de ferramentas especiais pra fazer isso, algo que nem sempre você tem em casa. Por isso, se for fazer a instalação sozinho, dá uma consultada no manual e verifique se tem tudo o que será necessário, combinado?


Faça uma limpeza periódica

Pra garantir o funcionamento do seu som automotivo por muito tempo, é preciso fazer uma limpeza a cada 20 dias. Use uma flanela ou outro pano macio pra limpar a parte externa do som e, entre os botões, uma haste flexível com algodão na ponta.


Ah, os alto-falantes podem ser limpos com um compressor de ar. Você pode pedir uma ajudinha quando for levar o seu carro pra lavar. Mas sempre com cuidado pra não estragar as peças, viu? Regule a saída do ar pra não danificar o som automotivo e mantenha uma distância pra ele não sair forte demais, viu?


Evite umidade e poeira

Se o seu som automotivo toca discos de CD ou DVD, é preciso ter muito cuidado com umidade e poeira, tá? Quando tiver fazendo a limpeza, não passe um pano molhado no acessório e nem sopre ar na direção dos botões.


Outra coisa que deve ser evitada é o uso de discos falsos, daqueles comprados em camelôs ou revendedores que você não conhece. Esses discos refletem menos e forçam o diodo laser do som automotivo, desgastando ele mais rapidamente.


Calibre corretamente os pneus do carro

Pneus duros ou moles demais prejudicam o modo como você dirige o seu carro, fazendo com que ele sofra ainda mais impacto quando passa em buracos ou desníveis das ruas, avenidas e estradas.


E sabe o que acontece quando a calibragem tá errada? O som automotivo pode vibrar mais do que o normal. Com o tempo, algumas peças ou fios podem se desconectar ou romper, prejudicando o uso. E ninguém quer isso, né?


Cuidado com o excesso de sol

Alguns veículos mais antigos têm o som automotivo numa parte muito superior do painel. Isso faz com que esse acessório receba muito calor quando o carro fica parado exposto ao sol.


Por isso, se o seu veículo tiver características como essa, evite ligar o som assim que entra no carro depois de um longo período parado sob o sol, tá? É que, com o tempo, o leitor óptico de CD ou DVD pode ser danificado. Então, antes de ligar, abra as janelas e deixe o vento circular.


E aqui você encontra dicas de como escolher um som automotivo. Aproveite pra conferir!


Você encontra vários modelos de som automotivo aqui no Magazine Luiza. Escolha agora o seu!