Sofá: modo de limpar

A+ A-

                       

Gente, um sofá confortável serve pra reunir toda a família e amigos na sala. Mas com o uso, esse móvel pode ficar bem sujo, sabia? Então, pra deixar o seu sempre limpinho, eu preparei um guia que vai te ajudar na manutenção e descomplicar a hora da faxina. Olha só:


Pra cada tipo, uma limpeza

Primeiro, é importante escolher um dia pra limpeza, o ideal é que o tempo esteja quente, sem chuva e que as janelas possam ficar abertas pra ele secar. Assim não fica nenhuma parte úmida e nem cheiro de mofo, tá?


Antes de começar a faxina, é importante usar o aspirador de pó pra tirar toda a poeira do sofá. Se ele tiver assentos ou almofadas removíveis, tem que tirar tudo e aspire bem. Se não tiver, dê um cuidado especial pros cantinhos onde ficam as junções dos estofados. É nesse cantinho que ficam migalhas e mais sujeira acumulada, viu? Capriche, pra não deixar nada grudado!


Depois é só seguir as instruções pra limpar cada tipo de tecido. Olha que fácil!


Couro e matérias sintéticos: Pra esses tipos, use sempre um pano de limpeza úmido com detergente neutro. Passe no sofá sem encharcar e termine com um pano seco. A dica é fazer essa limpeza pelo menos uma vez por semana, viu? Agora, pra manter o couro sempre hidratado e sem rachar, o segredinho é usar vaselina ou silicone líquido com um pano que não solte fiapos, e fazer isso a cada 3 meses. Fácil, né?!
 
                      

Aplicar silicone ou vaselina ajuda a evitar as rachaduras no couro


Camurça, veludo e suede: Depois de aspirar bem, use um pano umedecido com água e algumas gotinhas de detergente neutro de coco, ou um limpa sofá, que é um produto próprio pra esses tecidos. Passe no sofá e depois escove com uma escova macia. Aí, é só enxaguar o pano e repetir até ele sair limpo, viu? Vale fazer  essa limpeza uma vez a cada 15 dias!

                

Use detergente de coco na limpeza do sofá de veludo brilhante

                    


Como tirar manchas difíceis

Às vezes, pode acontecer de cair alguma coisa como vinho, café ou gordura no sofá e manchar ele, né? Mas calma, que dá pra tirar essas manchas! O mais importante é limpar assim que acontecer, pra facilitar, tá bom?


Ah! E você nunca deve usar produtos à base de ácido ou amoníaco, viu? Além de não tirarem a mancha, esses produtos podem desbotar os tecidos! Aí não, né? Olha o jeito certo de resolver esse problema:


Vinho: Use sempre um papel toalha ou papel higiênico pra absorver e evitar que o líquido se espalhe. Depois, jogue um pouco de bicarbonato de sódio por cima da mancha, o suficiente pra cobrir ela todinha. Aí, misture duas colheres de vinagre branco numa xícara de chá de água gelada, e use um pano úmido pra passar a mistura na mancha, depois é só tirar com um pano seco. Simples, né?


Café: Aqui também vale a regrinha do papel toalha ou papel higiênico, tá? Só que aí você tem que passar um pouco gelo em cima da mancha, pra diluir o café e facilitar a limpeza! Depois, é só jogar algumas gotinhas de lava roupas líquido concentrado na mancha e passar um pano úmido por cima. Repita até o sabão sair totalmente e seque tudo com um pano seco.


Gordura: Pra essas manchas, tem um truque especial, gente: é só usar talco, sabia? Isso já vai ajudar bastante a tirar o excesso! Depois, pingue uma ou duas gotinhas de detergente neutro sem cor e use um pano úmido em água morna pra esfregar. Enxague bem o pano e repita até tirar todo o detergente, viu?


Tá pronto! Viu como é fácil? Agora, se o que você precisa mesmo é de um conjunto de sofá novinho, olha aqui as minhas dicas pra acertar na compra!


Precisando de um sofá? Aqui no Magazine Luiza tem todos os modelos, e com os melhores preços e condições de pagamento!