Sobre termômetros

A+ A-

O simples objeto que mede a temperatura corporal foi construído baseado na grandeza física que avalia a temperatura, o volume do gás em pressão constante, volume do corpo e resistência elétrica de condutores metálicos.
A complexa estrutura do termômetro pode ser usada em seus diversos modelos, para medir a temperatura corporal. Para medir corretamente o objeto desejado, a massa do termômetro deve ser menor que a massa do objeto a medir, para que o mesmo não altere a temperatura corporal. Todo termômetro é baseado em alguma propriedade física de uma substância que depende da temperatura, seja ela sólida, líquida ou gasosa.
Embora para o corpo humano seja usado apenas alguns tipos de termômetro, a gama de possibilidades é muito variada, com princípios diferenciados de medida.

Os termômetros de mercúrio são os mais comuns. São tubos capilares de vidro, fechados a vácuo e com um bulbo, com mercúrio na extremidade. Como todos os metais, o mercúrio se dilata no aumento da temperatura, seu volume se expande no tubo capilar e esta expansão é medida pela variação do comprimento.
Mas o Termômetro Axilar de Vidro Geratherm Classic 997
  usa a tecnologia do mercúrio, mas o substitui por gálio, índio e estanho, tornando-o mais ecologicamente correto.

O mais procurado termômetro do momento é o digital. Utilizam sensores de calor eletrônicos para o registro da temperatura do corpo. Quando a medição é nas axilas, o sensor deve ficar em contato com a pele e não com as roupas, para a precisão da temperatura corporal. Ele apita quando registra a temperatura correta.

Outro exemplo, e Termômetro Digital Axiliar, da G-Tech , é aprovado pelo INMETRO e possui um display de LCD para fácil visualização. Tem um beep sonoro para avisar quando a temperatura foi medida, alarme quando há febre e memória sobre a última medição. É resistente a água.

Os termômetros digitais auriculares ou timpânicos são outra opção prática de avaliar a temperatura corporal, inclusive para bebês e crianças. Usa um raio infravermelho para medir a temperatura no interior do canal auditivo. A medição é a mais rápida de todas.

O Termômetro Recarregável Digital Auricular Braun, medem a temperatura de forma segura e sem contato direto com o tímpano, com o uso da radiação infravermelha.

Entre os termômetros digitais, há ainda os pouco usados termômetros da artéria temporal, que faz um scanner infravermelho para medir a temperatura da artéria temporal da testa da criança e o termômetro digital tipo chupeta, mais usados em bebês, cmoo este Termômetro de Chupeta Digital - Geratherm.

Dentro desta proposta, o Termômetro Digital de Testa Sem Contato, da G-Tech, é mais prático e higiênico, mede a temperatura corpórea em ambientes e superfícies, possui infravermelho para medição instantânea com visor Color Glow, que faz o display mudar de cor conforme a temperatura indicada. Tem alarme de febre e memória para até 30 medições.

A febre é considerada quando a temperatura está acima de 37,3º C. Mantenha sempre os termômetros limpos em sua extremidade, de preferência com álcool ou sabão e água morna, também sem o contato com crianças. Encontre estes e outros modelos de termômetro no magazineluiza.com.