Sobre o condicionador

A+ A-

Há muitas mulheres que saem com os cabelos lindos do salão de beleza, mas reclamam por não conseguirem manter o mesmo efeito no dia a dia. Será que elas fazem o condicionamento correto? Mas, tem mulheres que nem usam o condicionador por medo de deixar o cabelo oleoso ou por estarem convictas de que os produtos leave in fazem o mesmo efeito. E na verdade, isso é um erro! Mas fica tranquila, preparei algumas respostas de duvidas frequentes entre as mulheres, sobre o uso do condicionador.

Como age o condicionador?

- Os cabelos devem ser lavados diariamente ou em dias alternados para evitar o acúmulo de resíduos no couro cabeludo. Durante a lavagem, o shampoo atua como um detergente e abre as cutículas dos fios para eliminar o excesso de oleosidade e de sujeira acumulada. Nesse processo, também são retirados alguns aminoácidos e proteínas, deixando os fios mais ásperos e embaraçados. O condicionador repõe os componentes perdidos na lavagem e fecha as cutículas, por isso os cabelos ficam macios e fáceis de pentear após a aplicação.

Como aplicar o condicionador?

- Espalhe uma pequena quantidade nas mãos e aplique ao longo dos fios agrupados em mechas. Não coloque o produto na raiz dos cabelos, pois a finalidade não é cuidar do couro cabeludo, mas apenas da fibra capilar. Tão importante quanto aplicar da forma correta é enxaguar com abundância para retirar os resíduos. Lembre-se de que o condicionador tem uma fórmula diferente dos produtos leave in, portanto não foram feitos para ficarem no cabelo por muito tempo.

Shampoo e condicionador devem ser da mesma marca?

- Na fórmula de cada condicionador, há óleos e proteínas que repõem o que foi perdido na lavagem, por isso é recomendável usar shampoo e condicionador da mesma marca e da mesma linha, pois são formulados com substâncias complementares.

Condicionador pode ser substituído pela máscara?

- O condicionador age na superfície da fibra capilar, fechando as cutículas e protegendo os fios de fatores externos, como a poluição. Já as máscaras têm uma concentração maior de componentes hidratantes, por isso funcionam como tratamento mais profundo. Elas podem ser aplicadas uma vez por semana ou até duas vezes, conforme a necessidade do cabelo. Você pode dispensar o uso do condicionador no dia da aplicação da máscara, mas o ideal é o uso de ambos, principalmente se seu cabelo estiver ressecado por alisamentos e outros processos químicos.

E qual é o condicionador certo para cada tipo de cabelo?

- Cabelos secos e quebradiços devem usar produtos com alto poder de hidratação. Quem tem cabelos quimicamente tratados, precisa de condicionadores que reponham as proteínas perdidas e diminuam a porosidade. Já os cabelos coloridos pedem condicionadores com proteção UV. Para cabelos cacheados, o ideal é comprar condicionadores com o poder de aumentar a maleabilidade. Cabelos finos e oleosos também devem ser hidratados, mas pedem condicionadores menos gordurosos.

Anotou tudo?! Agora aplique as dicas nos seus cabelos e veja o resultado de um condicionador bem utilizado!