Smart TVs: conheça as tecnologias

A+ A-

                   

Com tanta sigla diferente por aí, é muito fácil ficar confuso na hora de comprar uma smart TV. Afinal, LCD, OLED, HDMI e HDR são tecnologias que nem sempre conhecemos, né? Mas não precisa se preocupar, porque é super normal ficar meio perdido no meio de tantas letrinhas! Agora, pra descomplicar, vem comigo que te explico o que cada uma delas significam. Dá só uma olhadinha:


Resoluções de tela

A qualidade das imagens mostradas pela Smart TV depende da resolução de cada tela, que é feita de pixels. Cada pixel é um quadradinho minúsculo que recebe uma cor diferente. E, juntos, eles formam as imagens.


A grande quantidade de pixels numa tela deixa as imagens mais nítidas. E é por isso que tem resoluções diferentes pra cada Smart TV, tá?


O HD, por exemplo, é a resolução de tela mais comum, que tem a mesma qualidade de transmissão do sinal de uma televisão digital. Essa resolução é perfeita pra assistir a programação das emissoras, acompanhar o capítulo da novela e saber tudo o que acontece na sua cidade.


Outra resolução é a Full HD, que tem 125% mais pixels do que o HD. E ela pode deixar a imagem de filmes e séries em DVD, por exemplo, bem mais bonita, com nitidez e contraste de qualidade superior às TVs HD.


Você também pode encontrar a resolução de tela 4k, que tem quatro vezes mais pixels do que a Full HD. Então, dá até pra imaginar o quão impressionante é a qualidade das imagens dela, né?


Na tela da Smart TV 4k as imagens são muito mais nítidas e as cores mais vivas e vibrantes, que você até tem a sensação de estar no cinema, mesmo sem sair de casa! E ela é ideal pra quem tem aparelho de Blu-ray ou canais pagos que transmitem filmes com essa qualidade, por exemplo.


Aliás, quando for comprar a sua, precisa levar em conta que a TV aberta transmite imagens em HD, tá? Então, os canais mais comuns sempre vão ter essa qualidade, mesmo que a sua TV seja uma Full HD. E uma dica é escolher um modelo bem grande, como a Smart TV 4k acima de 55 polegadas.


Tipos de tela

Além das diferentes resoluções, é importante que você também conheça os tipos de tela. As mais comuns são a  Smart TV LCD e a Smart TV LED. São elas que fazem parte dos modelos mais básicos de Smart TVs.


LCD é a tecnologia de tela feita de cristais líquidos. Ela é muito comum em aparelhos como micro-ondas, ar condicionado e outros dispositivos que você tem em casa.


Pra melhorar a qualidade da imagem, nitidez e cores da tela LCD, ela recebeu um reforço na iluminação. Nasceu assim a tela de LED, que é mais moderna e econômica!


E o bom é que, como a tecnologia sempre avança, surgiu a tela OLED! Ela é perfeita pra quem gosta de assistir em casa às superproduções do cinema. Isso porque, cada pixel dela é iluminado separado e, quando surge a cor preta na imagem da televisão, eles desligam. Por isso, TVs OLED são conhecidas por exibirem a cor preta de verdade, enquanto outras, na verdade, apenas mostram um cinza bem escuro.


Daí, a tecnologia melhorou ainda mais a qualidade das telas e foi criada a QLED. Ela é feita de minúsculos cristais que são iluminados por LED e mostram 100% das cores em qualquer imagem, viu? É de encher os olhos!


Pra você ter uma ideia, a TV QLED usa a mesma tecnologia dos filmes de Hollywood, o HDR. Com ela, dá pra ver um gato preto deitado no escuro ou até um urso polar caminhando na neve! Incrível, né?


Ah, dá até pra encontrar TVs OLED e QLED com tela curva, viu? Ou também em vários tamanhos, tem desde Smart TV 24 polegadas até Smart TV 4k acima de 55 polegadas.

Um outro tipo de tela, que já não mais tão comum assim, é a TV Plasma, mas essa a gente fala numa outra vez, combinado?

Conexões HDMI, USB e Wi-fi

As letrinhas que você precisa conhecer antes de comprar sua smart TV ainda não acabaram, tá? Por exemplo, lembra quando você tinha que ligar o home theater ou o vídeo cassete na TV e tinha um cabo com três pontas coloridas? O cabo HDMI substituiu isso por uma conexão só. Assim, ficou bem mais fácil conectar outros aparelhos na Smart TV, como notebooks, computadores, câmeras fotográficas e filmadoras.


E, quando for escolher sua TV, vale a pena dar uma olhadinha se ela tem entradas USB. É que, com ela, dá pra colocar um pen-drive nela e mostrar todo o seu conteúdo. Imagina só que legal chamar todos os seus amigos pra assistir aqueles vídeos que você fez da sua última viagem? Demais! E pode escolher entre TV Samsung, TV Sony, TV Philips, TV Panasonic ou TV LG que todas vão te agradar muito, viu? 


Além disso, muitas smart TVs vêm com conexão sem fio, wireless. Assim, elas podem ser conectar à internet via wi-fi pra baixar jogos, aplicativos e assistir a filmes por streaming. E tudo isso é bem fácil de fazer!


Se a sua TV ainda não é uma Smart TV, olha aqui como você pode deixar seu aparelho antigo mais inteligente e cheio de recursos.


Agora, se preferir comprar uma Smart TV novinha, é só dar uma olhadinha nos modelos incríveis que tem aqui no Magazine Luiza! E você ainda pode usar a sua TV antiga pra ganhar desconto na compra de uma nova! Pra saber mais é só clicar aqui. Ah, e se quiser mais dicas pra escolher a TV ideal pra você é só dar uma olhadinha aqui.