Segurança: capacete e viseira

A+ A-

Item fundamental de segurança para motociclistas, inclusive exigido pelo código de trânsito, a viseira do capacete está cada vez mais moderna e interessante, para agregar a segurança, mais estilo e beleza.

Se o capacete não tem viseira, o óculos de proteção é obrigatório. Alguns motoristas reclamam do desconforto da viseira, dentre eles da falta de visibilidade, mas ela protege os olhos de impactos, poeiras e detritos que podem voar durante o percurso, causado pela velocidade.

Acidentes com motoristas sem viseira é muito comum, e podem inclusive, causar a morte do condutor.  O uso do capacete protege a região vital do corpo humano e a mais vulnerável em acidentes, a cabeça. Até mesmo um acidente simples pode causar óbito sem o uso do capacete, basta uma queda em uma velocidade razoável para que os danos sejam irreversíveis.

A recomendação da lei é o uso do capacete que cobre toda a cabeça, inclusive as laterais do queixo, com índices de 15 a 20% de acidentes na região.  São conhecidos como integrais.

O Capacete com Viseira Mixs Mx Times tem a cor do seu time predileto, adesivos refletivos e casco em ABS, prontos para alto impacto. Sua viseira tem dupla curvatura e é feita de policarbonato de 2,0mm. A cinta jugular tem engate rápido e o forro é antialérgico e removível para lavagem.

Os capacetes abertos são mais usados em cidades litorâneas, e é considerado de baixa segurança pelo código de trânsito, pois protege apenas as laterais do rosto e a cabeça por trás e no topo. O rosto fica descoberto, inclusive o queixo.  Ele deve ser usado em ambientes urbanos, com baixa velocidade.

O Capacete com Viseira Mixs MS Street Plus tem um design elegante com adesivos coloridos. Seu casco é feito em ABS e o forro é muito confortável. Tem anel antifurto para acoplar na moto e a cinta jugular tem engate rápido. 

Os capacetes coquinhos são proibidos no Brasil por não usarem viseira e não protegerem a cabeça devidamente, já que são frágeis e abertos.
 
E não esqueça, a multa pode ser aplicada se a viseira estiver levantada, é considerada infração de trânsito gravíssima, no valor de R$ 191,54 e suspensão direta do direito de dirigir. Mais que o valor a ser pago é o risco de acidentes sem esse item tão importante. Lembre-se que durante a velocidade da moto, o impacto de um pequeno objeto nos olhos pode causar um estrago muito grande sem a proteção devida.