Saiba tudo sobre os processadores!

A+ A-

Se você vai comprar um computador, é ideal ficar de olho em qual é o processador que vem nele, tá? É que tem vários tipos desse dispositivo, e você tem que escolher o que mais vai te ajudar nas tarefas do dia a dia. E pra você saber mais sobre processadores, eu preparei umas dicas. Vem comigo!


O que é um processador?

O processador é como se fosse o cérebro do seu computador! É ele que controla todos os dispositivos da sua máquina, recebendo e enviando dados de monitores, pen drives, HD e qualquer outro dispositivo pra sua máquina funcionar direitinho. E quanto mais potente ele for, mais rápido consegue fazer o trabalho dele.


Como é medida a velocidade dele?

Os computadores de hoje em dia tem a velocidade medida em gigahertz, mais conhecido como GHz. Então, se o processador da sua máquina é de 1GHz, por exemplo, isso quer dizer que ele consegue trabalhar com 1 bilhão de instruções por segundo. Bastante, né? Mas olha, já dá pra encontrar processadores bem modernos de até 4GHz!


E qual modelo de processador eu devo escolher?

Tem quatro modelos de processador mais conhecidos: o Pentium e Celeron, da empresa Intel; e Athlon e Sempron, da AMD. E pra escolher o ideal pra você, é só seguir essas dicas:


Celeron e Sempron são processadores menos potentes. São ideais pra quem usa o computador de um jeito mais básico, só pra navegar na internet e usar programas como o Office, visualizar imagens e baixar música. A maior vantagem desses modelos é o custo mais baixo.

Já o Pentium e o Athlon são modelos pra quem pode investir numa máquina mais potente. Esses modelos são feitos com tecnologias que dão mais velocidade e eficiência ao computador, deixando ele ótimo pra qualquer situação, como rodar jogos cheios de detalhes e editar vídeos.
 

Já decidiu qual é o processador do seu próximo computador? Aqui no Magazine Luiza tem os melhores PC e notebook pra você, é só escolher!