Saiba tudo sobre ralos e grelhas

A+ A-

                   

Já imaginou tomar banho num box sem ralo? Estranho, né? É que são pelos ralos que a água que você usa vai pro esgoto. Geralmente eles ficam no banheiro, na área de serviço e no quintal e precisam estar nos lugares certos pra água chegar até eles.


Além disso, como fazem a ligação direta dos canos com a rede de esgoto, os ralos também são importantes pra não deixar alguns insetos ou até ratos, entrarem na sua casa pelo encanamento. E isso acontece, porque eles tem uma tampa, também chamada de grelha.


Além da tampa, o ralo é formado por uma caixa receptora e pela base, que é encaixada num buraco no chão e faz a ligação direta com os tubos de esgoto.


Tipos de Ralo


- O ralo sifonado é o mais indicado pra impedir que o mau cheiro do esgoto entre na sua casa. Ele tem uma curvatura que fica com um pouco de água e é isso que não deixa o cheiro ruim voltar. Legal, né?


- Já os ralos secos não têm essa curvatura. Então, a água passa pela caixa receptora e vai direito pro sistema de esgoto. A vantagem é que ele deixa o escoamento mais rápido. A dica pra não deixar o cheiro do esgoto voltar é, de vez em quando, jogar um pouco de água na tubulação.


- Tem também o ralo linear, ele é diferente dos ralos tradicionais porque é mais comprido. Ele lembra aqueles ralos que ficam perto de piscinas, sabe? Inclusive, ele é ideal pros lugares que tem acúmulo de água e que precisa ser escoada rapidamente.

No ralo linear, a tampa é lisa, sem vãos grandes e é bem fácil de tirar e recolocar, viu? Dentro dele tem uma grade que impede que a sujeira passe e, na base, não tem emendas. Ah, e ele não precisa ser colocado muito fundo no chão, como o ralo externo, que precisa ficar bem abaixo do nível do piso, por exemplo.


- E na hora de escolher o ralo pro box do banheiro, muita gente prefere o linear, porque além de combinar melhor ele deixa escoar mais água, perfeito pra não deixar fios de cabelo, pedaços de sabonetes e outras coisas caírem no encanamento.


- Já os ralos externos também são conhecidos como grelhas, por causa do formato e da distância das grades da tampa. Ah, e eles não têm tubo sifonado porque precisam que a água desça bem rápido pro esgoto.

                  


Formatos e Materiais
 

- Existem ralos de chão de diferentes materiais, como alumínio, aço inox, ferro fundido, bronze, plástico, polipropileno e ABS. Eles também podem ter vários tamanhos e ser redondos, quadrados e retangulares. Os mais comuns são nas medidas 10x10cm, 15x15cm ou 20x20cm, tá? Agora, os ralos lineares são bem maiores por causa do comprimento, que pode ocupar de uma parede a outra do box do chuveiro, por exemplo.


- As tampas também podem variar. Elas podem ter desenhos diferentes, dos mais simples aos mais trabalhados, como linhas paralelas, bolinhas, desenhos geométricos, etc


- Você também pode encontrar um tipo de ralo que tem uma tampa que abre e fecha com a pressão do pé, chamado de ralo click. Só não pode esquecer de abrir quando precisar escoar a água, tá?


Agora que você já sabe mais sobre os tipos de ralo, que tal escolher novos modelos pra sua casa? Você encontra vários aqui no Magazine Luiza.