Saiba se proteger do sol

A+ A-

              

Gente, tomar sol faz bem, mas os raios ultravioleta em excesso podem fazer mal pra pele do corpo e rosto, além dos lábios e cabelo, viu? Por isso, tenho algumas dicas de como usar protetor solar, pós-sol e outros produtos pra deixar sua pele saudável de um jeito bem prático! Vem comigo saber como se proteger do sol!


Protetor solar todo dia

Primeiro, protetor solar não é pra usar só no verão e nos dias de praia e piscina, tá? Até quando o tempo tá nublado a pele fica exposta aos raios ultravioleta que podem causar rugas, envelhecimento, queimaduras e até câncer.


Um protetor pra cada tipo de pele

Outra coisa importante é saber qual é o protetor solar ideal pra sua pele. Se ela é oleosa, pode escolher um protetor em gel com toque seco e sem base de óleo, ou seja, ou oil-free. Mas se sua pele for mais sequinha, dá pra usar protetor em creme com bastante hidratante. Prático, né?


O fator de proteção solar importa

O fator de proteção solar de protetores e filtros, ou FPS, dá a dica de quanto em quanto tempo é ideal reaplicar o protetor na pele. Quer ver como? É bem fácil!

Basta multiplicar o tempo que sua pele leva pra ficar vermelha no sol pelo número do FPS. Eu vou te dar um exemplo!

Se o FPS é 30 e a pele leva 5 minutos pra queimar, quer dizer que você tem que repor o filtro a cada 2 horas e meia. Ou seja, 150 minutos. Mas isso se não for se molhar, viu? Se entrar na água ou se molhar, tem que reaplicar o protetor solar!


O filtro solar pro rosto é diferente

Já percebeu que a pele do rosto tem o tom, visual e um toque diferente do resto do corpo? Por isso, ela precisa de um protetor solar específico! Ele evita rugas, manchas e envelhecimento precoce. Além disso, previne contra o câncer de pele! Mas tem que escolher um que seja ideal pro seu tipo de pele, tá?


Espalhe bem o protetor solar

Gente, a pele protegida do sol não é aquela toda lambuzada de filtro, tá? Precisa espalhar bem ele no corpo e no rosto pra que ela absorva os ingredientes e fique segura dos raios ultravioleta. O segredo é o seguinte: se o protetor sumiu na pele, você espalhou bem! Aí sim, hein?


Lábios também precisam de proteção solar

A pele dos lábios é bem fininha, né? E ela também precisa ser protegida dos raios ultravioleta! Por isso, tem protetor solar pra essa parte do corpo também. O legal é que ele pode ter cor pra funcionar como batom, cheirinho e ingredientes que protegem e ainda hidratam. Adorei!


Evite o sol forte de alguns horários

Os melhores horários pra aproveitar bastante o sol são antes das 10 horas da manhã e depois das 4 da tarde, tá? E mesmo assim, o ideal é usar um bom protetor solar pro corpo, rosto e lábios.


Mormaço também queima

Não se engane, viu? Mesmo na sombra a pele pode ficar queimada! Então, capricha no filtro solar mesmo quando tiver embaixo do guarda-sol! Pra você ter uma ideia, os raios solares também são refletidos pela água, areia e até objetos.


Use roupas e acessórios pra proteger a pele

Chapéu, viseira, óculos escuros com filtro UVA e UVB e guarda-sol são ótimos acessórios pra um dia na praia, parque ou piscina. Dá pra se proteger dos raios ultravioleta e ainda manter o estilo, né?


Pós-sol ou hidratante depois de um dia ensolarado?

Quando chegar em casa, tomar aquele banho caprichado pra tirar as impurezas do corpo e outras substâncias, como sal do mar e cloro da piscina,  ajuda a recuperar a pele sem perder o bronzeado. Outra dica é usar um pós-sol ou hidratante. Eu explico como escolher o seu!

Se a pele tá ressecada, ardida, vermelha e incomodando, o ideal é o pós-sol, tá? Ele tem ingredientes calmantes que diminuem esse incômodo chatinho. Mas se ela só tá um pouco mais seca que o normal, aí dá pra passar só o hidratante!


Sabe outra parte do corpo que precisa ter cuidado com o sol? O cabelo! Mas pra ver as dicas pra ele, dá uma olhadinha aqui!

Os melhores tipos de protetor solar, pós-sol e outros produtos pra proteger sua pele dos raios solares tão aqui no Magazine Luiza! Aproveita pra escolher os seus!