Saiba mais sobre a tomada

A+ A-

Gente, com tantas tecnologias pra usar em casa e com a grande quantidade de novos aparelhos eletrônicos que aparecem todo dia, as tomadas são fundamentais pra fazer com que toda essa tecnologia funcione perfeitamente bem, além de oferecer muito mais praticidade, né?


E as tomadas usadas no Brasil hoje em dia são aquelas que vem com três pinos de encaixe, sabe? E elas foram feitas pra trazer muito mais segurança e durabilidade aos aparelhos elétricos e eletrônicos.


Pra se ter uma ideia, a função do terceiro pino serve como uma forma de escape da tensão elétrica, que pode se acumular onde não deveria, assim ele evita que essa energia extra danifique ou queime os aparelhos que tiverem conectados na tomada, além de evitar choques. Interessante, né?


Instalação das tomadas

As tomadas fixas podem ser instaladas na parede em três posições. As tomadas baixas são aquelas de uso geral e que devem ficar a 30 centímetros do chão. Com ela você pode ligar vários aparelhos, como aspirador de pó, televisão e computadores.

Já as tomadas médias são aquelas que ficam a 1,30m de altura do chão e são usadas pra ligar geladeira, torradeira e microondas, por exemplo. Além delas, tem também as tomadas altas, que ficam a 2,25m de altura, e são aquelas usadas pra chuveiro ou ar condicionado.


E tem modelos junto com interruptores, que são ideais pra sua cozinha ou banheiro e que são ótimas na hora de ligar eletrodomésticos, como chapinhas ou batedeiras.


Uma dica é que os aparelhos que consomem mais energia, como os aquecedores e secadores de cabelo, tem que ser ligados em tomadas de 20 amperes, que são aquelas que têm uma potência maior, porque esses aparelhos podem queimar ou não funcionar corretamente se você usar um outro tipo de tomada.


Inclusive, quanto maior a quantidade de amperes mais carga de energia a tomada suporta. Já pra aparelhos comuns, como televisores e computadores, pode usar as tomadas de 10 amperes, viu?


Adaptadores e Extensões

Mas olha, se os seus aparelhos não são do modelo novo de três pinos, não tem problema, porque você pode usar adaptadores de tomadas. Inclusive, tem vários modelos de adaptadores pra diversos tipos de tomada.


E se a sua casa tem poucos pontos de energia, as extensões são ideais. Elas são tipo uma régua com várias tomadas, que além de poder conectar vários aparelhos juntos, você ainda pode levar pra qualquer lugar. Muito bom, né?


Segurança

- Antes de tudo, vale lembrar que todas as tomadas devem ter o selo do Inmetro, que é o órgão brasileiro responsável por garantir a qualidade dos produtos.


- Outro ponto importante, é que quando você for instalar ou consertar uma tomada, precisa primeiro desligar a chave geral de energia, aquela que fica no quadro de luz da casa. Afinal, ninguém gosta de levar choque, né? 


- Ah, e não esqueça de checar as instruções do fabricante na embalagem, tá?


No Magazine Luiza você encontra várias opções de adaptadores e extensões. Veja qual é o ideal pra sua necessidade.