Saiba mais sobre maçaneta e puxador

A+ A-

                   

Gente, não dá pra imaginar uma casa sem maçanetas e puxadores, né? Afinal, são eles que te ajudam a abrir e fechar as portas. Mas, você sabe as diferenças deles? E saberia escolher o modelo ideal pra sua casa? Calma aí, que eu já vou te ajudar!
 

Maçanetas


- Tem dois tipos de maçanetas mais comuns: as redondas, que também são chamadas de modelo bola, e as alavancas. A redonda é só você girar que ela abre já porta, e as de alavanca, abrem se você empurrar ela pra baixo, é bem simples. Ah, e as maçanetas são vendidas junto com as fechaduras, tá? Assim, dá pra você trancar a porta também.


- As maçanetas do tipo alavanca são mais fáceis de abrir. Então, você não vai ter problema quando chegar em casa com as mãos ocupadas. Elas também são ótimas pra casas com idosos e pessoas com deficiência.
Já as maçanetas redondas são ideais pra quem tem crianças e animais, como cachorro e gato, pois são mais difíceis de abrir. 


- Ah, e se preferir, você pode comprar um modelo misto, com alavanca por fora e redonda na parte interna, por exemplo. E o legal é que as maçanetas são indicadas pra todas as partes da casa, tá?


Novidades


- Gente, e a indústria não para de inovar, viu? Você sabia que já existem maçanetas que suportam o uso intenso? Elas possuem um tipo de mola interna, que faz com que não quebrem com movimentos bruscos ou repetidos e, por isso, duram mais.


- Aliás, esse tipo de maçaneta é ideal pra casas com crianças ou comércio.
 

Puxadores


- Os puxadores são indicados pra portas maiores e mais pesadas, que normalmente são mais difíceis de abrir. Por serem maiores e terem formatos variados, os puxadores são ótimos pra crianças, adultos, idosos e pessoas com deficiência. Eles também ficam lindos na porta de entrada ou na porta balcão, que geralmente são aquelas que dão acesso pra um terraço ou jardim.


- Como os puxadores são itens vendidos separados de fechaduras você pode escolher como quer trancar sua porta. Dá pra usar trincos, chave tetra ou fechadura tradicional. Aí é você quem decide! Ah, e se a fechadura tiver algum problema você não precisa trocar o puxador, tá?
 

Acabamentos


- Tanto maçanetas quanto puxadores tem muitos estilos. Eles podem ser de alumínio, aço, zamac, que é uma liga de metais, ou latão. E, eles também podem receber um acabamento brilhante, fosco ou rugoso. É um mais lindo que o outro!


- O material mais comum usado nas maçanetas e puxadores é o de latão, por ser mais resistente e não escurecer com o tempo. Já o alumínio, é mais indicado pra casas na praia, porque não enferruja.  Agora, o aço pode precisar de manutenção com mais frequência, tá?
 

Gostou das dicas sobre puxadores e maçanetas? Agora que você já sabe tudo sobre eles, dá uma olhadinha nos modelos que o Magazine Luiza tem pra você!