Saiba mais sobre as Varizes

A+ A-

                     

Gente, ter pernas bonitas, lisinhas e sem manchas é o desejo da maioria das mulheres, né!? Mas, no caso das varizes, não é só a questão estética que incomoda. As varizes trazem aquela sensação de peso e cansaço nas pernas, que pode aumentar ao longo do dia.

Caracterizada pelo aparecimento de veias tortuosas, ou seja bem dilatadas e de coloração azul-arroxeada, principalmente na região da panturrilha, as varizes podem comprometer o bem-estar e a saúde, mas a boa notícia é que há como prevenir e tratar.

Principais causas
Entre as causas das varizes está a predisposição genética, só que combinada outros fatores como: carregamento de peso excessivo, obesidade, muitas horas em pé ou sentado em longas viagens, gestação, anticoncepcionais e até o uso frequente de sapatos de salto alto.

Só pra você entenderr, as varizes são provocadas pelo mau funcionamento de válvulas que ficam dentro das veias e que precisam devolver o sangue dos membros inferiores ao coração.

Quando isso acontece, o sangue que ficou represado acaba provocando aqueles  inchaços, além da sensação de peso na hora de caminhar, queimação, cansaço e edemas em volta do tornozelo.

Como prevenir?

                   


Gente, algumas medidas simples podem ser tomadas pra dar uma amenizar o problema, diminuindo bastante as chances de aparecimento das varizes. Dá uma olhadinha nestas dicas:

- Adote uma alimentação saudável e balanceada
- Evite passar o dia na mesma posição. Ande, dê alguns passos. Isso vai te ajudar a liberar e estimular a circulação sanguínea.
- Ah, e para estimular a circulação sanguínea, use
meias de compressão. Mas sempre sob orientação médica, viu?
- Cuidado na hora de praticar exercícios como musculação ou aeróbica de alto impacto. Essas atividades trazem maior tensão nos vasos e por consequência a sua dilatação. Fale com o médico, tá?
- Sempre que possível, deite-se, relaxe e eleve as pernas para melhorar a circulação.
- Evite fumar. Além de ser prejudicial à saúde, o cigarro aliado a outros hábitos não saudáveis, pode provocar o entupimento ou a obstrução das artérias, daí podem surgir os vasinhos e varizes.
- E pra terminar, evite carregar peso excessivo.

                   


 
Ah, e pra terminar a última dica: jamais faça qualquer tratamento de varizes sem o acompanhamento de um médico especializado, tá?