Saiba ler os pneus de moto

A+ A-

Sabia que os pneus de moto precisam ser trocados a cada 4 anos, em média? Pois é! E isso se você não tiver algum problema que te leve a fazer essa mudança antes! Agora, pra acertar na escolha de um modelo novo pra sua motocicleta, é bem importante entender aquele código que vem na lateral de todos os pneus, viu? Então vem comigo que eu te conto o que significa cada letra e número dele!


Identifique o código do pneu da sua moto

O código do pneu te dá uma série de informações. Pra você ter uma ideia, ali dá pra ver o tipo de construção interna e o peso que ele aguenta, por exemplo. E esse código, que tem letras e números, fica sempre na lateral do pneu. É tipo esse aqui: 225/55 R 15 97 V.


Saiba como ler os pneus de moto

Pra te ajudar a entender, eu vou usar o código acima com exemplo. Vamos lá!


- O primeiro número que você vê é o 225, que significa a largura do pneu em milímetros. Se quiser transformar em centímetros, basta colocar uma vírgula entre os dois últimos números, ou seja 22,5 cm.

- O próximo número, 55, é a altura do pneu em relação à largura dele. No caso do exemplo, a altura tem 55% do tamanho da largura dele.

- A letra R mostra o tipo de construção interna do pneu, que nesse caso é radial. Inclusive, ele é um modelo que a maioria das motos já usa e tem a vantagem de desgastar menos que o modelo diagonal, que é mais antigo.

- O número 15 mostra o diâmetro da roda em que o pneu encaixa. E ele é lido em polegadas, tá? Então, esse é um pneu próprio pra rodas de 15 polegadas.

- Na sequência, temos o 97, que indica a carga em quilos suportada pelo pneu. Mas, pra saber qual é o peso total que ele aguenta, o ideal é você consultar uma tabela de correspondência feita pela própria fabricante, tá?

- Já a última letra indica a velocidade máxima indicada pro pneu. Como a letra do nosso exemplo é a V, significa que ele é indicado pra rodar até 240 km/h em segurança. Mas também tem outras letras e cada uma indica uma velocidade máxima, olha só:

- Q: 160 km/h

- R: 170 km/h

- S: 180 km/h

- T : 190 km/h

- H: 210 km/h

- V: 240 km/h

- ZR: maior que 240 km/h

- W: 270 km/h

- Y: 300 km/h


Agora que tal aprender a fazer a manutenção do pneu da sua moto? Clique aqui que eu te falo como deixar ela sempre em dia pros seus passeios!


Tá precisando trocar os pneus da sua moto? Aqui no Magazine Luiza tem vários modelos pra você escolher!