Saiba como calibrar os pneus

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Gente, pneus bem calibrados fazem toda a diferença no seu carro, viu? Afinal, com a quantidade certa de ar dentro deles, o veículo fica mais confortável, seguro e ainda economiza combustível! Quer saber direitinho como manter a calibragem do pneu do seu carro? Vem, comigo que eu te conto!


Calibrando os pneus na medida certa

O ideal é que os pneus sejam calibrados pelo menos uma vez a cada quinze dias, tá? Isso vai melhor o desempenho do carro na pista e até te ajudar na economia de de combustível, já que pneus murchos podem forçar o motor e fazer você gastar 20% mais combustível.


Além disso, pneus murchos comprometem sua segurança, porque fazem seu carro aquaplanar mais fácil. Isso acontece quando tá chovendo, o carro passa numa poça de água e a direção não responde ao seu comando.


Ah, mas pneus com excesso de ar também trazem problemas pra você, viu? Isso porque eles atrapalham a frenagem do carro! Ou seja, tem que calibrar os pneus sempre na medida ideal! E cada modelo tem uma medida diferente e essa informação tá escrita no manual do veículo.


No manual, tem inclusive a pressão que o fabricante recomenda pra cada eixo, já que ela pode mudar dos pneus da frente pros de trás. Agora, se você não tiver mais o manual, dá uma olhadinha na parte interna da tampa de combustível, que algumas vezes tem essa informação lá.


Vale lembrar que tem dois tipos de calibragem: uma pra rodar dentro da cidade e outra pra estrada, pois a quantidade de peso no porta-malas e a quantidade de pessoas dentro do carro também influencia na calibragem, tá? Mas essas especificações também tão no manual do seu carro.


Se ainda tiver dúvidas, vale consultar um borracheiro ou mecânico de confiança.

Ah, e calibre os pneus sempre antes do carro começar a circular, já que a calibragem deve ser feita com o carro frio. Rode, no máximo, quatro quilômetros antes de calibrar, mas o melhor mesmo é que o veículo esteja parado, no mínimo, uma hora antes disso.


Calibragem de acordo com o tipo de pista

Calibragem pro seu pneu pode ser diferente pro asfalto e outros tipos de pista


O tipo de pista em que o carro vai rodar também é um ponto de atenção antes de calibrar os pneus, viu? No geral, cada tipo de terreno e as condições de tempo pedem calibragens diferentes. Ou seja, às vezes você vai ter que mudar a calibragem, mesmo sem mudar o pneu.


Por exemplo, se você vai rodar na areia, é melhor reduzir a pressão dos pneus pra aumentar o contato com o solo e a tração do carro. Na lama é a mesma coisa: também é indicada a redução da pressão pra aumentar o poder da tração.


Medidas de calibragem

Outra dica legal é saber converter as medidas da pressão em bar pra PSI, que são duas medidas que podem ser encontradas na hora de encher o pneu. Pra converter é só aplicar essa fórmula: a medida em bar x 14,5 = PSI. Veja os exemplos abaixo:


Bar x 14,5 PSI

1,8 x 14,5 = 26

1,9 x 14,5 = 27,5

2,0 x 14,5 = 29

2,1 x 14,5 = 30,5

2,2 x 14,5 = 32

2,3 x 14,5 = 33,5

2,4 x 14,5 = 35

2,5 x 14,5 = 36

2,6 x 14,5 = 38

2,7 x 14,5 = 39

2,8 x 14,5 = 41

2,9 x 14,5 = 42


Aqui no Brasil, os manuais sempre informam a pressão necessária conforme as duas medidas. Mas é importante saber a relação entre elas, né? Vai que você não tem o manual do carro, por exemplo.
 

Viu como é muito importante pra sua segurança deixar a manutenção do seu carro sempre em dia? Pois, é! E aqui também tem serviços de alinhamento e balanceamento entre outros. Dá uma olhadinha em todos os serviços dos nossos parceiros.

 

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