Saiba como cuidar do seu tanquinho

A+ A-

Gente, o tanquinho facilita e muito o seu dia a dia, né? Afinal, ele lava muito bem as roupas de um jeitinho bem prático, tirando até mesmo as manchas mais difíceis! Agora, pra esse eletrodoméstico durar bastante, tem alguns cuidados que você precisa ter com ele na sua rotina, viu? Agora, quer saber mais? Então, vem comigo que eu te conto tudinho!


Quais cuidados diários precisa ter com o tanquinho?

Olha, é bom não colocar peso demais no seu tanquinho, tá? Coloque, no máximo, a capacidade que o fabricante informou. Senão, o motor dele pode quebrar bem rápido.


Além disso, ao colocar as roupas no aparelho, sempre esvazie os bolsos delas antes! É que moedas, chaves, elásticos e outros objetos podem acabar batendo nas paredes do tanquinho ou até enroscando no batedor e travando ele, viu?


Se isso acontecer e você ouvir barulhos estranhos ou ver que o tanquinho não tá funcionando como devia, pare ele, desligue o aparelho da tomada e tire as roupas e a água. Depois, se o batedor for do tipo que dá pra desencaixar, pode tirar e pegar o objeto que travou ele.


Se o batedor não for do tipo que sai pra limpeza, procure ajuda com um técnico! Nunca tente forçar nem desmontar as peças que são fixas por conta própria, combinado?


Ah, evite também colocar roupas com terra, pelos de animais e outros tipos de sujeiras que podem ficar grudadas nas paredes do tanquinho, no batedor ou que possam até entupir a mangueira. E isso vale em especial pros modelos de tanquinho sem filtro pega fiapos!


Como desentupir a mangueira?

E se o seu tanquinho já tiver com problemas pra água sair pela mangueira, calma que eu te ajudo! Pode ser que tenha sujeira entupindo ela. Daí, pra desentupir a mangueira é só seguir esses passos:


- Primeiro tire o tanquinho da tomada.

- Esvazie o aparelho. Não deixe nenhuma roupa ou água dentro.

- Se a bandeja de sabão e amaciante é do tipo que dá pra tirar, faça isso. Senão, precisa pelo menos esvaziar ela.

- Desconecte a mangueira da torneira.


Se o seu tanquinho tem o conector da mangueira debaixo dele, você vai precisar afastar o aparelho da parede e deitar ele no chão pra fazer o conserto, tá? Se ele ficar na lateral, é só seguir com o reparo.


Desencaixe o conector. Nessa hora é normal sair restos de água. Tire toda a sujeira que encontrar no cano e, se precisar, use água e uma esponja pra limpar o bocal de encaixe, tá?


Depois, encaixe ele de volta, levante o seu tanquinho se ele tiver deitado e ligue novamente ele na tomada e na torneira. Prontinho! Viu só como é simples?


Quando e como limpar o tanquinho?

Não é porque o seu tanquinho é feito pra lavar que ele mesmo não precise de uma faxina de vez ou outra, tá? Sabão e amaciante podem deixar ele com uma aparência de engordurado por dentro.


Se você perceber que algum produto ficou grudado no fundo ou na parede do tanquinho, faça uma limpeza rápida antes de começar a próxima lavagem, tá? É só encher ele com água e ligar no ciclo mais longo. Lave só com água, sem sabão nem nada dentro.


Mas, se já tem produto grudado, você esqueceu ele fechado e ficou um cheiro ruim, mofo ou já faz mais de 3 semanas que você usou e não limpou, siga essas dicas pra uma limpeza pesada:


- Use uma esponjinha macia com álcool ou vinagre branco pra tirar qualquer sujeirinha que você consiga ver.

- Depois, encha o tanquinho com água, meio litro de vinagre branco e meia xícara de bicarbonato de sódio.

- Se o seu tanquinho tem opção de molho, use esse ciclo antes de ligar no ciclo mais longo. Se não tiver, pule essa etapa e ponha direto no ciclo mais longo, tá?

Se ainda ficar cheiro ou restos, repita a limpeza do ciclo longo usando só o vinagre branco, sem colocar o bicarbonato.

- Tire toda a água e deixe o tanquinho aberto e sua área de serviço bem ventilada pra ele secar bem.


Se você usa o seu tanquinho todos os dias e vê que ele fica com restos de sabão e amaciantes, faça essa limpeza pesada toda semana. Agora, se lavar roupa uma ou duas vezes por semana, uma vez por mês é suficiente.


E como higienizar o tanquinho por fora?

Também é importante limpar sempre seu tanquinho por fora também, tá? Mas, quando for fazer isso, nunca use produtos com ácido, amoníaco ou cloro nos botões, tá? Use sempre um pano úmido com vinagre branco ou limpador multiuso pra fazer a limpeza.


Como limpar o filtro e a bandeja do tanquinho?

Se o seu tanquinho tem filtro pega fiapos, ele deve ser limpo sempre que tiver sujeira grudada. Senão, começa a não funcionar direito, tá? 


Pra fazer a limpeza do filtro, tire ele do tanquinho, arranque o excesso de fiapos presos com a mão. Use água corrente e uma escovinha de dentes velha pra limpar ele por completo. Bem simples, né?


E se a bandejinha de sabão e amaciante sai, então é importante tirar ela também e lavar com detergente neutro em água corrente, viu?


Aliás, se tiver muito resto de produtos grudado na bandejinha, deixe de molho por 30 minutos que isso resolve! Você pode usar uma xícara de vinagre branco e duas colheres de sopa de bicarbonato de sódio pra um balde de 3 litros.


Tá procurando um tanquinho novo? Aqui no Magazine Luiza tem modelos incríveis esperando por você!