Saiba como escolher o batom ideal

A+ A-

                                            

Gente, quem adora uma make, seja da mais básica a super glamurosa, o batom é um item que nunca pode faltar, né? Afinal, além de deixar os lábios hidratados, qualquer sorriso fica muito mais charmoso com ele! Mas você sabia que cada tonalidade de pele combina mais com uma cor de batom? Pois é! Agora, se quiser saber qual é a cor que mais te favorece, vem comigo dar uma olhadinha nas dicas que separei:


Batom pra pele morena: cores como rosa, vermelho, coral, vinho, uva, marrom e bege favorecem quem tem a pele morena. Então, abuse de batons com essa tonalidade. À noite, os tons bem escuros chamam a atenção e dão ainda mais destaque pra boca.


Batom pra pele amarelada: pra quem prefere uma make mais discreta durante o dia, os batons em tons rosados ou bege ficam muito elegantes e femininos. Já pra noite, quem tem a pele amarelada pode apostar em cores intensas como vermelho ou pink!


Batom pra pele negra: pra quem gosta de cores fortes, os batons vermelho, ameixa, vinho e dourado combinam perfeitamente com a pele negra! Agora, se você quer algo mais discreto, então pode apostar sem medo nos tons rosados e terrosos, como bege e marrom.

Quem tem a pele negra pode usar batons de cores fortes, em diferentes tons!


Batom pra pele clara: os tons que mais favorecem a pele clara são o bege claro, rosa e o pêssego que podem ser usados durante o dia. Já pra noite, dá pra arrasar com tons de vermelho, cereja, framboesa e marrom!


Tamanho dos lábios

Além da tonalidade da pele, você também pode prestar atenção no formato e tamanho dos lábios pra escolher o batom que mais combina com você. Olha só:

Lábios finos: pra quem tem os lábios finos, a dica é escolher os tons mais claros ou cores brilhantes, tá? Eles ficam incríveis e valorizam a boca! Os batons escuros podem ser usados também, mas nesse caso a dica é passar um lápis pra marcar bem o contorno labial e não borrar o batom, viu?


Se quiser criar a impressão de que o lábio é maior, você pode apagar a boca com corretivo no tom da sua pele, fazer o desenho com o pincel ou lápis ultrapassando a linhas da sua boca e depois preencher tudo com batom! Ou, então, usar uma camada de gloss. Pode testar porque funciona!


Lábios grossos: quem tem esse tipo de lábio pode usar quase todo o tipo de batom, sejam as cores claras ou escuras! Agora, se você não quer que sua boca pareça maior, então evite os batons brilhantes ou gloss e aposte no tipo matte, que são os batons com efeito opaco.


Boca cupido: esse formato de boca é aquele em que o lábio superior é menor que o inferior, sabe? Todas as cores de batom tão liberadas, mas, se usar um batom escuro, concentre o produto na parte debaixo, tá?


Lábio superior mais grosso: nesse caso, use batons em cores clarinhas, com um tom parecido ao dos lábios. Daí, se quiser criar a ilusão de que o lábio inferior é maior, use um lápis pra desenhar o contorno da boca!

O uso de corretivo nos lábios ajuda a fixar melhor o batom


Dicas pra todas!

- O batom da cor nude, que é tipo um bege ou rosa bem clarinho dependendo da marca, combina com todas as peles, a qualquer horário do dia e evento! Então, se estiver indecisa, sem saber qual cor combina mais com o momento, aposte no nude que não tem erro!

- Os batons de cores exóticas, como azul e preto, também combinam com todas as peles. Só o laranja deve ser evitado por quem tem pele clara, pois deixa os lábios apagados e não favorece muito o make.

Pra manter o batom mais tempo nos lábios, sem precisar retocar, pincele um pouco de corretivo e espalhe bem antes de passar a sua cor de batom favorita.

Use pincéis ou lápis delineador de boca pra demarcar o contorno dos lábios e evitar borrões na hora de passar o batom. Aliás, se você tem dificuldade na hora de passar, esse é o método mais fácil pra conseguir um preenchimento perfeito!

Pra deixar os lábios destacados e com mais brilho, uma dica é finalizar a produção com uma leve camada de gloss!

Já pra quem não quer brilho, a finalização pode ser feita com uma leve camada pó translúcido nos lábios. O batom vai ganhar uma cor mais intensa e você vai arrasar por aí com a maquiagem perfeita!

Sempre tem um batom perfeitinho pra você!


Nessa matéria aqui eu falo sobre como combinar outros produtos de maquiagem com a sua pele. Vale a pena dar uma olhadinha! ;)


Agora, que tal aumentar sua coleção de batons, hein? Aqui no Magazine Luiza tem de todas as cores! É só escolher!