Saiba como usar o refil pra toner

A+ A-

Sua impressora a laser parou de imprimir ou tá deixando a impressão cheia de falhas na folha? Então, pode ser que ela precise de um toner, viu? E uma boa notícia é que muitos cartuchos de toner podem ser recarregados com o refil de toner! Agora, se você tem dúvidas sobre como usar esse produto, vem comigo que eu tenho algumas dicas bem legais!


Como reabastecer o toner usando um refil?

Olha, o jeito certo de fazer uma recarga usando o refil de toner pode mudar dependendo de qual impressora a laser você tem, viu? Por isso, se você tiver qualquer dúvida, o ideal é pedir a um profissional pra fazer isso. Agora, se quiser tentar reabastecer o seu cartucho, a primeira coisa é ter as ferramentas e produtos certos pra isso. Olha só o que geralmente é usado:

- álcool isopropílico

- Algodão


- Hastes flexíveis


- Aspirador de pó de toner


- Chave Philips

- Chave J

- Chip compatível com a impressora

- Pó lubrificante

- Refil pro toner.


Daí, com a chave Philips, abra o cartucho de toner e tire a tampa dele. Depois, tire do cartucho o  reservatório do toner e as outras peças que ficam perto dele. Use o aspirador de pó de toner pra limpar todo o restinho que pode ter caído.


Um pano úmido com álcool isopropílico também pode ser usado pra ajudar nessa limpeza, tá? Passe ele nas demais peças desmontadas pra deixar tudo limpinho! E use o algodão e o álcool na lâmina dosadora do cartucho.


Na lâmina de limpeza da impressora, passe a haste flexível com algodão na ponta pra que ela fique limpa e não resseque. Encaixe de volta o cilindro de rolagem de página e, antes de reabastecer o cartucho, agite o refil.


Abra o reservatório do cartucho e inicie a recarga. Observe se tem um limite pro toner, tá? Ele não pode ficar cheio demais, porque a tampa do reservatório precisa fechar. Daí, parafuse tudo novamente.


Depois, pegue o chip compatível com a sua impressora e coloque ele no lugar do chip que tá no toner. Isso vai fazer com que ele seja reconhecido por ela como novo, permitindo a impressão que você quiser!


E lembre: se você achou complicado, tudo bem! É só procurar um profissional pra fazer esse serviço.


Reabastecer o toner pode trazer perigo pra saúde?


Sim, porque o toner é uma tinta em pó e você pode respirar ela sem querer. Ou então, pode ter alguma alergia a essa tinta. Por isso, é muito importante que você faça o procedimento de reabastecer o seu cartucho de toner usando uma máscara e luvas cirúrgicas, daquelas encontradas em farmácia, sabe?


O que fazer se o toner cair na roupa?


Caso caia um pouco dessa tinta, tire a peça de roupa e use o aspirador de pó de toner pra tirar o excesso.


Depois, vire a peça do avesso com cuidado, pra ela não manchar outra partes, e use uma escova de dentes velha e com cerdas macias pra esfregar levemente a região. Se não tiver a escova, pode ser um pano seco ou toalha, mas eles vão manchar, tá?


Passe laca na mancha e seque com papel toalha ou toalhas de tecido. Depois de seca, você pode colocar a peça pra lavar na máquina com água fria. E só coloque no secador ou pra passar quando a mancha sair, porque o calor vai fazer com que ela fique lá.


O que fazer com o recipiente do refil?


Depois que você reabastece o toner, não pode jogar fora o refil usado no lixo de casa, viu? A tinta pode prejudicar o meio ambiente se chegar a aterros. Por isso, cada fabricante de toner coloca no manual da impressora os seus endereços pra coleta desse material. Esses postos de coleta são especializados no recebimento do toner e dão o fim certo pra ele!


Quer economizar a tinta da sua impressora? Então, dá uma olhadinha aqui que tem umas dicas incríveis pra você!


Aqui no Magazine Luiza tem refil pra toner ideal pra sua impressora a laser! Vem conferir e escolher os melhores pra você!