Renove a casa com papel de parede

A+ A-

                  

Tem pessoas que adoram mudar a decoração da casa de tempos em tempos, não é mesmo?! Por isso, vou te dar uma dica pra você fazer essas mudanças de forma, prática e sem gastar muito. Sabe como? Com os adesivos e papel de parede!


Se você não gosta do cheiro de tinta, é mais um motivo pra revestir as paredes com esse material. Os cômodos da sua casa vão ganhar uma nova aparência rapidinho, e o melhor, sem sujeira.


O papel de parede é bem fácil de aplicar. Você pode encontrar modelos com ou sem adesivo. O papel com adesivo é mais fácil de aplicar e faz menos sujeira, tá?! E se você quiser fazer a aplicação sozinho, olha só as dicas que eu separei pra te ajudar:


1) Primeiro prepare a parede, ela precisa estar limpa e lisa. Pra isso, use uma lixa e depois passe um pano úmido e deixe secar naturalmente.

2) O papel precisa ser do mesmo tamanho da parede. Mas, uma dica legal é sobrar uns 10cm na parte de cima e de baixo do papel, assim, é só tirar o que sobrou e ajustar.

3) Se você for usar um papel de parede que precisa de cola, passe a cola do meio pra fora com um rolo de pintura ou pincel em bastante quantidade. E se o papel já tiver o adesivo, basta tirar a proteção.

4) Agora vamos pra aplicação. Comece sempre de cima, tá?! Coloque a ponta do papel no teto, depois é só ir colando pra baixo, uma dica pra não ficar com bolhas é usar um pano seco na hora de pressionar o papel na parede. Cole com cuidado até o chão, sempre olhando pra ter certeza que não está ficando torto, viu?!

5) Faça o mesmo com as outras partes do papel até completar a parede, com cuidado pra os desenhos ficarem na sequencia certinha. E se ficar alguma bolha, é só furar com um alfinete pra retirar o ar.


Agora que você já aprendeu como fazer a aplicação, olha só que notícia boa! O papel de parede pode durar até três vezes mais do que a tinta. Mas, vai depender do material que ele foi feito e onde foi aplicado, tá?!

                   


Alguns tipos de papel de parede:


- O papel de parede vinílico é ideal pra lugares com grande circulação de pessoas como halls e corredores ou também para lugares úmidos como banheiros, cozinhas, lavanderias e áreas de serviço.

- Os papéis de parede tradicionais, feitos de celulose, são recomendados para ambientes secos, como salas e quartos.

- Os de TNT, aqueles que lembram um tecido, também duram mais em ambientes não úmidos.

- Os papéis de parede com superfície acetinada não acumulam pó e por isso são perfeitos para os quartos ou casas de pessoas alérgicas. Demais, né?!


Adesivos de parede

                   


Agora, se você quer mudar a decoração da casa, mas sem mexer na parede toda, o adesivo de parede é perfeito. Também é bem fácil de aplicar e em poucos minutos o ambiente ganha cara nova. Nos quartos ficam bem lindos!


Existem vários modelos pra comprar: desenhos, formas geométricas e até frases. Não tem regra de onde colocar, viu?! Isso vai depender da decoração da sua casa e do seu gosto pessoal.


A dica é sempre aplicar o adesivo em paredes limpas e lisas. Qualquer ondulação, por menor que seja, pode prejudicar a fixação, fazendo com que o adesivo não cole direito. E ninguém quer isso, né?! Também evite aplicar em paredes úmidas ou onde bate sol, pois o desenho pode desbotar com o tempo.


Adesivos de azulejo

                  


Os adesivos de azulejos, são aqueles que imitam um azulejo, podem ser usados tanto na cozinha como no banheiro. Também são fáceis de aplicar, você mesmo pode por. Basta aplicar em uma parede lisa e limpa, inclusive sobre os azulejos antigos, e pronto! Em pouco tempo, terá uma decoração diferente.


Outra vantagem dos adesivos de azulejo são os desenhos diferentes, alguns são bem coloridos. Por isso, nem precisa colocar em todas as paredes. Em uma só já vai fazer toda a diferença! Ah, os adesivos não precisam ser aplicados só em azulejos, você também pode grudar direto na parede.


E atenção, mesmo colocando em lugares como a cozinha ou banheiro, evite que o adesivo tenha contato direto com a água, viu?!


Agora que você já sabe mais sobre os adesivos e papel de parede deu até vontade de mudar a decoração da sua casa, não é mesmo?! No Magazine Luiza você encontra vários opções. Que tal dar uma olhadinha?