Quais são os cuidados com o capacete?

A+ A-

Gente, o capacete é um dos acessórios mais importantes pra segurança do motociclista, viu? Se acontece um acidente, ele ajuda a proteger a cabeça de lesões mais graves. Mas, pra isso, é essencial que você mantenha ele sempre nas melhores condições. E não precisa se preocupar! Vem comigo que eu te explico direitinho como cuidar dele


Comece pela limpeza do lado de fora

Sabia que o capacete tem por fora o mesmo acabamento de um automóvel? Isso mesmo! Então, pra limpar, você só precisa de um pano, água e sabão neutro. E não pode usar produtos de limpeza que têm ingredientes baseados em petróleo, como o removedor, tá?


Esses produtos são muito fortes e podem ter o poder abrasivo, ou seja, corroer, manchar e tirar a proteção do seu capacete.


É preciso ter cuidado até na hora de polir. Esfregar demais pode deixar esse acessório fosco, sem aquele brilho bonito, sabe?


Aproveite pra limpar por dentro

Você também precisa fazer uma limpeza por dentro do capacete, mantendo ele livre de bactérias. O legal é que muitos modelos tem o forro removível, exatamente pra que você consiga lavar.


A lavagem do forro também é feita com água e sabão neutro. Daí, é só esfregar sem fazer muita força e, depois de limpar, pendure o forro em algum lugar bastante ventilado pra secar. Isso vai fazer com que ele não perca o formato, tá?


Se o seu capacete não tiver o fundo removível, basta umedecer um pano com água e sabão neutro e passar nas partes internas dele. Depois, coloque seu capacete num lugar arejado e livre de sol. Assim ele seca direitinho!

Sabia que capacete tem prazo de validade? Olhe sempre a etiqueta que vem dentro dele!
 

Cuide do sistema de ventilação

O sistema de ventilação do capacete é feito daqueles furinhos por onde entra o ar. E ele é muito importante, viu? Afinal, esse sistema não deixa a sua viseira embaçar e ventila seu rosto, além de manter o ar sempre renovado!


Só que esses furinhos podem acumular sujeiras, viu? Daí, pra limpar, você pode usar uma haste fininha com algodão na ponta pra desobstruir essas passagens de ar. Mas, se tiver complicado e você não conseguir, é só pegar um canudinho e assoprar com bastante força. Ou então, passe numa oficina e peça pro mecânico limpar com um compressor de ar.


Retire a gordura presente na viseira

Gente, não pode esquecer da viseira, viu? Pra deixar ela sempre limpinha, você só precisa de um pano macio, água e sabão! No dia a dia, o pano macio do tipo flanela pode retirar o excesso de gordura. Mas, de vez em quando é preciso lavar mesmo!


É bem importante ter em mente que o pano tem que ser macio pra não arranhar sua viseira e prejudicar a visão durante o uso do capacete. Então, não use esponjas ou outros produtos. E olha, arranhões na viseira causam distorções nas imagens e luzes, o que é muito perigoso pra sua segurança no trânsito!


Lubrifique as borrachas do capacete

Sabe as partes emborrachadas do capacete? Elas também precisam da sua atenção! Pra que não fiquem duras, você pode pingar algumas gotinhas de silicone líquido. Tem algumas marcas que até mandam esse produto junto com o capacete.


Quando você lubrifica as borrachas, consegue manter um bom isolamento do interior dele. Isso também ajuda a selar a viseira do modo correto, evitando que pó, pequenos objetos soltos na pista e até mesmo insetos entrem no capacete.


Fique de olho na data de validade

Olha só, o capacete também tem data de validade! Pra descobrir a validade do seu, procure uma etiqueta parecida com aquela que vem nas suas roupas na parte de dentro. E o prazo é de aproximadamente 3 anos.


Se ele tiver dentro da validade, é bom ficar de olho em outras coisas que podem indicar a troca dele. É o caso da falta do selo do Inmetro, se as espumas tiverem baixas demais e até se encontrar alguma fissura no capacete.


Guarde o capacete num lugar adequado

Depois que você tiver feito a limpeza do capacete, dá uma olhadinha pra ver se ele tá completamente seco. Guardar molhado, inclusive de suor, pode gerar mofo ou deformar a espuma dele.


O ideal é guardar o capacete num local plano, seco, arejado e com temperatura amena. Ou seja, não pode ficar no calor ou frio extremo. E evite que ele fique pegando sol, viu? Pode até colocar ele num suporte, pendurado na parede. Assim, além de ficar protegido, também pode virar um item de decoração!


E você confere aqui quais são as roupas certas pra motociclistas. Dá só uma olhadinha nelas!


Depois de aprender a escolher, compre o seu capacete no Magazine Luiza. Você encontra vários modelos incríveis!