Purificador ou Umidificador?

A+ A-

Gente, a poluição e o ar seco são grandes vilões pra quem tem alergias, né? E pra aliviar os problemas respiratórios e deixar a sua casa mais confortável, a dica é apostar nos purificadores e umidificadores. Mas, se você tem dúvidas sobre qual é o ideal pra você, vem comigo que eu te falo mais sobre eles!


Umidificador: simplicidade pra um ar mais agradável de respirar

Olha, o umidificador usa a água pra deixar o ar mais úmido em regiões muito secas. Mas ele não purifica o ar, tem apenas a função de deixar mais confortável respirar no ambiente, o que é muito importante pra quem sofre com ressecamento de garganta, olho e nariz por causa do ar, principalmente idosos, crianças e bebês, viu?
 

Além disso, o umidificador é portátil, então, dá pra levar ele onde você quiser. Sem falar que pode ser encontrado em vários modelos. Olha só a diferença entre eles:


A Vapor - o umidificador a vapor, ou vaporizador, aquece a água e joga em forma de vapor pra fora. É ótimo pra quem tem bebês em casa, já que o aquecimento da água favorece a eliminação de impurezas nela.


Impulsor e ultrassônico - Transformam a água dentro deles em gotinhas que são jogadas pro ambiente. A diferença tá na tecnologia: o impulsor usa um motor pra agitar a água e um difusor pra liberar as gotinhas. Já o umidificador ultrassônico usa um vibrador por ultrassom pra criar as gotinhas que depois são mandadas pra fora. Eles não aquecem a água e, por isso, pode ser legal usar água filtrada no aparelho.


Purificador de Ar: tecnologia a favor de um ar limpo

Já o purificador limpa o ar que você respira, combatendo ácaros, mofo, bactérias, germes, fumaça, poeira, pólen e até vírus. E ele pode ser fixo ou portátil e é ideal pra hospitais, pessoas com problemas respiratórios que vivem em grandes cidades e áreas com muita poluição. Mas ele não altera a umidade do ambiente, tá?


Ah, e tem tanto purificador que usa só um tipo de filtro e uma tecnologia, como outros mais completos que podem ter várias tecnologias e filtros pra deixar o ar esterilizado, cheiroso e até energizado, criando a sensação de bem-estar. Uau!  Olha só como funcionam os vários tipos de purificadores:


HEPA - tem um filtro feito de malha de fibra de vidro que faz várias filtragens do ar, segurando as partículas de poeira, germes e bactérias que causam alergia e devolvendo um ar limpo. Legal, né?


Carvão ativado - quando o ar passa pelo filtro de carvão vegetal dele, a carga negativa das impurezas entra em contato com a carga positiva do carvão, que segura fumaça, poeira e cheiro ruim, devolvendo o ar limpinho e cheiroso.


Ionização - esse purificador puxa o ar pra dentro dele e usa um campo eletromagnético pra criar uma carga de íons negativos, que é o que deixa o ar puro e ajuda a gente a ter mais energia. O purificador de ar ionizado mata bactérias, vírus e germes, que não suportam íons negativos. O resultado é um ar puro, energizado e uma sensação de bem-estar incrível!


Ozonização - transforma o oxigênio em ozônio, que é um gás que elimina vírus, bactérias e fungos quando entra em contato com o ar. O resultado é um ar puro e esterilizado. Aí sim!


UV - é o purificador mais completo. Ele usa uma lâmpada UV, que atrai e elimina as menores impurezas que se dissolvem no ar, como mofo, cheiro de cigarro e fumaça. Ele mata até alguns tipos de vírus e deixa o ar super limpo. Gostei, hein?


Agora que já sabe que o purificador serve pra limpar o ar e o umidificador é pra deixar ele mais úmido, é só escolher o aparelho ideal pra você aqui no Magazine Luiza!