Prepare gelos com esta prática máquina

A+ A-

Se no início do século XIX era difícil se conseguir gelo, hoje, menos de 200 anos depois, cubinhos de gelo estão disponíveis em todas as casas que tem um refrigerador, na padaria da esquina, enfim, em todo lugar. Hoje gelo é um item indispensável na preparação de refrescos e bebidas e em sua versão picada faz parte da lista de ingredientes de sobremesas tradicionais.

Ainda que a maioria dos refrigeradores tenha compartimentos próprios para a produção de gelo, o constante abre e fecha da porta torna o processo, ás vezes, mais lento do que deveria. Se em sua casa, você recebe muitas pessoas, ou se tem uma rotina mais intensa, ou ainda quer se programar para um evento específico em que as bebidas precisarão estar sempre geladas, uma máquina de gelo é uma aliada importante.

Os modelos disponíveis no mercado têm funções úteis para esses momentos além de design arrojado, facilidade de uso e um acabamento especial. São fáceis de usar, normalmente controladas por displays de LCD frontais e preparam gelo em questão de minutos.

Dentre as funções mais comumente encontradas podemos citar o timer, que você programa para preparar o gelo quando for mais conveniente, e alarmes sonoros que indicam desde a o final do ciclo de preparação até a baixa no nível do reservatório de água filtrada.

Como funciona

O processo de fabricação de gelo nestes aparelhos é chamado de Ciclo de Produção. Ele se inicia com a liberação automática de água do reservatório em quantidade suficiente para encher o molde de gelo.
 
Uma vez preenchido o molde, a máquina espera até que a água congele. Ao atingir a temperatura de -13º C, por exemplo, o termostato embutido interrompe o processo de resfriamento. Esse processo também inicia um rápido aquecimento da forma para que ela solte os cubinhos do molde. Depois disso o gelo resultante é empurrado para fora, ou para cima, dependendo do modelo.  Quando o gelo é liberado a máquina reinicia o ciclo produzindo mais gelo.

Dependendo do modelo, todo esse processo leva em torno de 6 a 14 minutos, variando de acordo com o tipo de gelo (algumas máquinas produzem gelo em tamanhos diferentes) e da temperatura ambiente.

Importante: este tipo de máquina de gelo tem vazão para ambientes domésticos.
 
Para conservar sua máquina de gelo sempre em perfeito funcionamento

? Cheque o nível de água do reservatório periodicamente;

? Não ultrapasse o nível de água indicado no interior da máquina;

? Procure manter a tampa da Máquina de Gelo sempre fechada, pois a abertura excessiva da tampa da mesma poderá alterar o tempo de produção do gelo e seu tamanho.