Precisão dos relógios de quartzo

A+ A-

Os relógios de quartzo estão entre os mais precisos no mercado, pois utilizam as propriedades deste mineral para gerar impulsos e vibrações constantes e imutáveis. Isso acontece porque gera pulsos elétricos quando submetido a uma pressão física e também vibra fisicamente quando atravessado por uma corrente elétrica. Essa propriedade, chamada piezelétrica possibilita que essa vibração seja captada eletronicamente mantendo uma vibração constante.

Nos, relógios o cristal de quartzo é cortado na forma de um garfo de diapasão, para vibrar exatas 32.768 vezes por segundo. Assim, esses pulsos são transmitidos a um circuito eletrônico, que se baseia neles para formar os números do mostrador digital, ou, caso o relógio seja analógico, dividir a vibração a apenas um impulso por segundo. Esse impulso regula um pequeno motor que move as engrenagens dos ponteiros.

Este tipo de relógio se popularizou na década de 70 e substituiu quase completamente os mecânicos, regulados por mola e corda. Seu grande diferencial é a precisão. Enquanto os antigos relógios mecânicos perdiam um décimo de segundo por dia, os de quartzo não erram mais que um milésimo. Em um mês, são apenas 10 segundos de atraso!

Um pouco da história

Em 1880, com a descoberta de uma propriedade especial de certos cristais, pelos irmãos Pierre e Jacques Curie ficou cientificamente demonstrado que alguns cristais, como o quartzo, o topázio, a turmalina, e outros, podiam produzir eletricidade quando deformados pela ação de cargas mecânicas, através da propriedade piezoelétrica. O efeito inverso também era válido: quando submetidos à eletricidade, esses cristais sofrem deformações, por menores que sejam, alterando sua forma. Isso faz com que ele possa vibrar em frequências conhecidas e previsíveis.
 
Em 1927, o engenheiro de telecomunicações Warren Marrison, pesquisando uma fonte de frequência confiável, aplicou os fundamentos da piezoeletricidade para construir um relógio baseado em um cristal de quartzo em conjunto a um circuito elétrico. Surgia então o primeiro relógio a quartzo!