Por que vale a pena ter uma impressora?

A+ A-

http://i.mlcdn.com.br/portaldalu/fotosconteudo/40892_01.jpg

Gente, quando chega a hora de trocar ou comprar uma impressora pra sua casa ou escritório, é normal ficar com dúvida sobre qual delas é a melhor: jato de tinta ou laser, né? Mas isso depende muito da sua real necessidade de uso. Afinal, tem muitas marcas e modelos variados por aí. Então, vem comigo que eu te falo mais sobre isso!

Impressora jato de tinta

Olha só, a primeira dica antes de comprar a sua nova impressora é pensar em algumas coisas, como: a quantidade de documentos que você pretende imprimir por dia, o número médio de páginas, se precisa de uma impressora com mais velocidade, se quer impressões coloridas ou em preto e branco e, ainda, se vale a pena ter um modelo multifuncional.

Depois de pensar em tudo isso, é bom você saber que a impressora jato de tinta é ideal tanto pro uso doméstico como pra escritórios pequenos. Já que o volume de trabalho e textos que você precisa imprimir nesses lugares costuma ser menor que o volume produzido por uma grande empresa, por exemplo.

Além disso, o investimento num cartucho de tinta é bem menor do que o valor de um toner, mesmo pra impressões coloridas, viu? Então, esse é um equipamento mais econômico pra impressões de pouca quantidade, inclusive pelo tempo de duração da tinta.

Ah, e outra vantagem é que hoje em dia tem vários modelos de impressoras jato de tinta com ótimos resultados na impressão final, inclusive de fotografias!

Impressora a laser

                   

Já a impressora laser tem um funcionamento bem simples. Mas em vez do cartucho usado na impressora jato de tinta, ela tem o toner. E essas impressoras ainda costumam ser muito rápidas, além de terem mais qualidade no resultado final de um documento. Pra você ter uma ideia, por causa da velocidade e qualidade de impressão, a impressora a laser é ideal pra dar conta de um grande volume de trabalho.

Por isso, você pode ter uma impressora a laser em casa ou no escritório, mas é importante pensar se você realmente precisa de um equipamento assim, tá? Isso porque o valor do toner é um pouquinho mais alto que o dos cartuchos de tinta. Só que o toner também dura mais tempo e imprime mais. Nesse caso, o cálculo do valor por folha impressa tem melhor custo/benefício do que a impressão por jato de tinta.

Impressora Multifuncional

Além dos modelos convencionais, tem também as impressoras multifuncionais, que são aquelas que imprimem, escaneiam, fazem cópias e até revelam fotos digitais. São ótimas, viu?

Pra você entender um pouco melhor, as impressoras multifuncionais acumulam várias funções, mas na hora da compra, é bacana saber direitinho sobre cada função ou você vai ter um super equipamento que faz tudo, mas com um resultado abaixo das suas expectativas.

Por exemplo, se você trabalha com imagens e ilustrações, uma impressora multifuncional com função de scanner pode ajudar muito nas suas tarefas, já que ela costuma oferecer uma boa resolução de escaneamento. Mas tem um detalhe importante que você precisa prestar atenção, viu? Algumas multifuncionais incluem softwares que aumentam superficialmente a definição da imagem. Isso quer dizer que ela tem uma resolução mais baixa que aquela desejada por você. Por isso, é sempre bom se informar direitinho, combinado?

Ah, e a qualidade de cor e a velocidade de escaneamento são dois fatores importantes. Principalmente se você precisa digitalizar uma grande quantidade de fotografias antigas na resolução máxima.

E no caso da função de copiar, também é bom ficar por dentro do que ela oferece, porque nessa função, toda imagem capturada vai pra impressão. Por isso, se a sua intenção é fazer cópias com qualidade profissional é fundamental que a resolução também seja boa, viu?

Outro ponto importante é saber que a velocidade e a qualidade de impressão dificilmente serão iguais a de uma copiadora tradicional nos modelos mais econômicos, tá? Então, o ideal é conferir a velocidade, qualidade de impressão em cores e também o gasto de tinta!

Qual delas é a melhor?
Se você não imprimi muita coisa, como é o caso de estudantes e donas de casa, por exemplo, a dica é escolher uma impressora jato de tinta, que a
lém de ser um equipamento mais barato e prático no dia a dia, ainda tem a facilidade de usar cartuchos coloridos pra imprimir fotos e até trabalhos coloridos, sem ter um gasto muito alto.

Agora, pra quem trabalha com grande volume de impressões como profissionais liberais, professores ou advogados, a impressora laser é a ideal. Além da velocidade, a qualidade de impressão desse tipo de impressora é imbatível! As imagens ficam sempre muito nítidas.

E a impressora multifuncional também é perfeita pra quem precisa economizar tempo, já que ela acumula várias funções numa só máquina. Além de ser excelente pra quem trabalha com digitalização de imagens.

Resumindo: vale a pena sim ter uma impressora! Mas, a escolha tem que ser feita de acordo com as suas necessidades reais!

Agora que você já sabe tudo sobre impressoras, que tal escolher a sua aqui no Magazine Luiza?