Pneus pra moto: como escolher?

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Gente, os pneus são uma das partes mais importantes de uma moto, viu? Isso porque, como eles ficam em contato direto com a pista, são grandes responsáveis pela estabilidade da moto. E se você tem dúvidas sobre como escolher o modelo ideal de pneu pra sua motocicleta, dá uma olhadinha nessas dicas que eu preparei e que vão te ajudar bastante!


Começando pelo tipo de roda
 
A primeira coisa que você precisa saber pra escolher o melhor pneu é qual é o tipo de roda da sua moto, tá? Tem basicamente dois tipos: as raiadas e as de liga leve. As raiadas são as mais comuns, formadas por três peças básicas: aro, cubo e raios. Já as rodas de liga leve têm o aro e os raios construídos como uma parte única, geralmente de alumínio.
 
As rodas de liga leve não precisam de pneu com câmara de ar, o que é uma vantagem, mas ela pode entortar com mais facilidade em estradas ruins e com muitos buracos. Já as rodas raiadas aguentam mais os impactos do dia a dia, porém o pneu precisa de uma câmara de ar.
 

Pneu com ou sem câmara

Todo pneu pode perder pressão de ar ao longo do tempo, tá? Mas o bom é que se o pneu da sua moto é sem câmara, isso vai acontecer lentamente. Assim, a duração entre uma calibragem e outra é maior.

Além disso, se o pneu próprio pra ser usado sem câmara furar, a perda de ar também vai ser mais lenta. Já os pneus com câmara, quando furam, esvaziam bem rápido.

Uma dica importante: se você ver um prego ou algum outro objeto espetado no pneu sem câmara não tire antes de chegar no borracheiro, tá? Nesse caso o prego serve como tampa do buraco e, enquanto ele tá ali, não vai escapar tanto ar.

          

        
Tipos de pneus

Agora que você já sabe como é importante escolher bem toda a base que vai sustentar o pneu da sua moto, vou te falar sobre os tipos que você pode encontrar! São basicamente 6 modelos de pneus diferentes, cada um pra uma situação, tá? Daí é só escolher o que mais tem a ver com o uso que você faz da motocicleta no dia a dia. Olha só:

- Os pneus de competição, também conhecidos como Race, são usados nos principais campeonatos de motocicletas. E tem vários detalhes que vale a pena levar em conta se for escolher um desses. Tem pneu pra pista seca ou molhada e com borracha macia, intermediária ou dura. Mas como esse modelo dura pouco, não é indicado pra você usar no dia a dia, viu?

- Já os pneus de desporto podem vir em algumas motos de perfil mais esportivo, sabe? O bom é que esse pneu também serve pra disputas, mesmo não sendo o modelo ideal pra isso como os de competição. É uma ótima opção pra quem usa a moto só pra passeios, até porque gasta bem rápido também.

- Agora, pra quem faz da moto o meio de transporte no dia a dia, o ideal é um pneu touring. Ele dura bastante e pode ser usado em pista seca e molhada. É uma ótima opção até pra quem gosta de viajar! Só não é ideal pra quem anda muito rápido, viu?

- Tem também os pneus desporto-touring, que é um meio termo entre os dois que eu falei, viu? Se você gosta de participar de circuitos de corrida de vez em quando, é uma boa opção!

- Costuma andar às vezes em pistas de terra, mas não quer investir num pneu especial só pra isso? Aposte num modelo misto, também conhecido como Trail! Ele dura bastante e tem boa estabilidade em qualquer terreno.

- Por fim, pra quem gosta de disputas de motocross, tem o pneu de todo terreno, conhecido como TT!

                  

Tamanho do pneu
 
Assim como os pneus de carro, os de moto também podem ser de tamanhos variados. Cada modelo de motocicleta usa um ideal e isso é definido pela própria fabricante dela, de acordo com vários detalhes.

Por isso, trocar os pneus da sua moto por outros de uma medida que não é a recomendada pelo fabricante pode atrapalhar bastante a direção no dia a dia e pode aumentar o consumo de combustível, viu? Aliás, fazer essa mudança até aumenta as chances de acidentes! Então, fica de olho nisso, tá?


Ufa, muitas dicas, hein? Agora é só escolher seus pneus
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