Pneu dianteiro e traseiro da moto

A+ A-

Já reparou que os pneus traseiro e dianteiro da moto são diferentes? Pois é! O de trás é mais largo e costuma ser robusto, enquanto o da frente é um pouco mais estreito. Agora, pra saber direitinho como funciona cada um e acertar na hora de comprar modelos novos, eu tenho algumas dicas bem legais. Vem ver!


Diferenças entre pneu traseiro e dianteiro

A primeira coisa que você precisa entender é que o pneu traseiro vai ajudar a acelerar e frear sua moto. Além disso, ele precisa aguentar mais peso que o dianteiro, pois é em cima dele que fica o peso dos passageiros e cargas. Inclusive, é por isso que o pneu de trás é mais largo e robusto que o da frente, viu?


Já o pneu da frente é mais estreito e leve porque não precisa enfrentar tudo isso. A função dele é te ajudar a fazer as curvas, o que é bem mais simples. Sendo assim, nada de tentar inverter os pneus, tá?


Troque os pneus juntos

Na hora de trocar os pneus da sua moto, tenha em mente que isso deve ser feito aos pares. Então, por mais que um pareça mais gasto, lembre que o outro rodou a mesma quantidade de quilômetros. Sendo assim, troque os dois, pra que sua moto fique sempre com bom desempenho.


Use sempre pneus da mesma marca

Gente, colocar um pneu de cada marca pode prejudicar a pilotagem da motocicleta, viu? Principalmente quando chove. É que durante a chuva, o pneu dianteiro deixa uma marca no asfalto que encaixa certinho com o sulco do pneu traseiro, que são aquelas ranhuras que parecem desenhos, sabe? Isso permite que a moto ande com mais estabilidade, evitando quedas. Agora, se eles forem feitos de fábricas diferentes, os desenhos podem mudar!


Tá em dúvida sobre qual é o tamanho de pneu ideal pra sua moto? Vem descobrir nesse texto aqui!


Precisando trocar os pneus da motocicleta? Aqui no Magazine Luiza tem os modelos ideal pra ela! Escolha o seu!