Placa-mãe: como e quando trocar?

A+ A-

                    

Sabia que a placa-mãe é a base que faz com que todas as outras peças do computador possam se comunicar umas com as outras? Pois é! Por isso, se você precisa comprar uma nova pro seu PC ou notebook, é importante entender como escolher o modelo ideal e o que fazer na hora de instalar. Quer saber mais sobre essas placas? Vem comigo!


Quando trocar a placa-mãe?

Olha, com o tempo, o computador começa a ficar mais lento. Isso pode acontecer por muitos motivos e um deles é uma placa-mãe antiga, com encaixes velhos. Então, se sua máquina tá muito lenta, talvez valha a pena trocar essa peça, viu?


Outro motivo pelo qual você pode querer trocar a placa-mãe é porque, se o seu modelo é antigo, ela pode não funcionar com outras peças muito modernas. Então, pra quem quer turbinar a máquina com memória RAM e placa de vídeo novos, pode ser legal fazer essa mudança.


Aliás, se o seu computador não liga, pode ser porque a placa-mãe parou de funcionar. Nesse caso, nem mesmo a ventoinha do PC vai ligar!


Uma dica: trocar a placa-mãe é algo que precisa de muita atenção porque o novo modelo que você vai comprar precisa ser compatível com as outras peças. Então, na dúvida, o ideal é falar com um técnico de confiança pra te ajudar a decidir se é hora de fazer essa mudança, combinado?


Como instalar a placa-mãe?

Pra começar, o primeiro passo é desligar o computador da tomada! Não faça nada antes disso, tá? Depois, é preciso abrir o gabinete. Afinal, a placa-mãe e todas as peças fundamentais pro computador tão dentro dele.


Outra coisa muito importante pra você saber: nem toda placa-mãe é igual! Então, é importante fazer a instalação dela com o manual em mãos. As dicas que eu vou dar são de uma placa-mãe muito comum, a do tipo ATX.

 
Muitos gabinetes vêm com uma bandeja pra colocar a placa-mãe e, pra instalar ela, tem que desparafusar ou desencaixar essa parte. E antes da instalação, é bom conectar peças como processador e
memória RAM. É mais fácil fazer isso antes do que depois de colocar a placa-mãe no gabinete, tá?


Daí, feito isso, dá uma olhadinha pra ver se o gabinete tem uma chapa de alumínio na parte traseira. Essa chapa se chama espelho e serve pra encaixar a placa-mãe. Pode ser que a sua já tenha vindo com uma, mas se não vier tem a do gabinete.


Por isso, na placa-mãe tem uns furinhos perto das bordas dela. São neles que os parafusos entram pra prender a peça no espelho. Dá uma conferida nos furinhos do espelho e tenta ver em que posição eles combinam perfeitamente. Isso só pode ser feito numa única posição!


E dentro da caixa da placa-mãe vem alguns pinos, que podem ser de metal ou plástico. Eles servem pra segurar a placa quando tiver encaixada. Se forem de metal, você vai ter que ver o desenho deles e pegar a chave própria pra fazer isso. É bom seguir o manual pra saber em que parte eles entram, combinado?


Depois que você colocou e apertou os pinos, é preciso conectar os cabos do disco rígido, botão de reiniciar e alto-falante. No manual tem as partes exatas que eles entram, tá? Por último ligue o cabo da fonte PC, que vai dar energia pra placa-mãe e outras peças que tão conectadas nela.


Terminou? É só fechar o gabinete e ligar a máquina normalmente!


Quais são as principais peças da placa-mãe?

Chipset

Ah, outra coisa, é o chip que controla algumas informações que passam pela placa-mãe, como as teclas que foram apertadas no teclado ou a direção do mouse. Ele também faz com que a memória RAM e o processador funcionem juntinhos.


Soquete do processador

Já o tipo de conector que liga o processador na placa-mãe. Tem vários tipos e pra saber o seu, tem que ver o número que tá nele. Pra que ele funcione na placa-mãe, esse número precisa ser o mesmo nas duas peças, tá?


Bios

Esse é o nome do programinha que vem dentro da placa-mãe e que funciona naquela hora que você liga o computador e aparece a tela preta e depois a do Windows. Ele serve pra ver se as peças tão ligadas e funcionando.


Bateria

Sendo assim, a placa-mãe também tem uma bateria e ela serve pra guardar as informações do seu computador enquanto ele tá desligado, como o horário do relógio.


Jumper

Agora, esse serve pra conectar os cabos do gabinete pra funcionar aquelas portas que tão na frente do gabinete, como a USB e a de áudio.


PS/2 e USB

São as portas que conectam mouse, teclado e outros acessórios.


Slots

E por último, o encaixe plástico pra você colocar as peças como HD, placa de vídeo e memória RAM. A memória RAM, por exemplo, pode ser encaixada num slot do tipo DDR2, DDR3, DDR4 ou DDR5. Pra dar certo, placa-mãe e memória RAM têm que ter esse mesmo formato de encaixe.


Ah, e se você tá montando um PC gamer, eu deixo aqui outras dicas bem importantes pra te ajudar na escolha das peças e acessórios dele. Daí seu computador vai ficar completinho e com o máximo de potência!


Olha, tem vários modelos de placa-mãe aqui no Magazine Luiza, viu? Agora, que tal escolher uma ideal pro seu computador, hein?