Placa de vídeo: O que é?

A+ A-

                     

Gente, todo computador precisa ter uma placa de vídeo pra que todas as imagens apareçam direitinho na tela, tá? Só que essa peça pode ser de dois tipos, integrada ou dedicada. E escolher o tipo certo vai fazer toda a diferença pra você conseguir fazer tudo o que precisa na sua máquina. Quer saber qual delas é a ideal pro seu dia a dia? Vem comigo!


Tipos e padrões

Como eu te falei, tem dois tipos de placa de vídeo, tá? A placa de vídeo integrada é mais básica, ideal pra navegar na web, editar documentos e às vezes até jogar um game bem levinho. Ela tem esse nome porque fica dentro da placa-mãe do computador!


Já a placa de vídeo dedicada é mais potente, melhor pra programas pesados como aqueles que editam foto ou fazem coisas em 3D, além de games pesados, como GTA, Battlefield e Far Cry. Essa placa é conectada na placa-mãe, mas não vem com ela e costuma ser comprada separada do computador, viu?


Além disso, sua placa pode ter um desses dois padrões: VGA e SVGA. Os tipos SVGA são ótimos pra rodar vídeos em resolução Full HD e 4K e, por isso, faz muito sucesso entre quem adora games! Já o padrão VGA é mais simples, melhor pro dia a dia de quem trabalha ou estuda no PC ou notebook, por exemplo.


Ah, um detalhe importante: quando a placa de vídeo tem uma resolução muito boa, como a 4K, o monitor também tem que ter essa mesma tecnologia, tá? Senão, não vai conseguir vídeos numa resolução tão alta!


Memória da placa de vídeo

Quer conhecer mais sobre placas de vídeo? Então, saiba que ela tem memória própria! Isso ajuda o seu computador a não travar quando roda imagens muito pesadas, viu?


Uma dica: se você usa um ou dois monitores e a resolução deles é Full HD, QHD ou 4K, o ideal é que a placa de vídeo tenha 4 gigabytes, ou GB, de memória ou mais. É o caso da placa de vídeo ASUS Geforce RTX 2080-A8G, por exemplo, que tem 8GB.


Outra bem legal é a placa de vídeo Geforce Nvidia GTX 1060 XLR8, que tem 6GB e ainda tá preparada pra jogos e programas que usam realidade virtual. Uau!


Mas olha só, se o seu computador é pra jogos não tão pesados e você ainda quer qualidade, uma placa de vídeo com memória de 2GB ou 3GB é o suficiente. Dá pra escolher, por exemplo, a Geforce Nvidia GTX 1060. Ela tem 3GB de memória e vem pronta pra funcionar com um monitor 4K! Legal!


Gostou? Então, que tal escolher a placa de vídeo ideal pro seu computador aqui no Magazine Luiza, hein?