Pebolim ou tênis de mesa

A+ A-

                                     

Todo mundo sabe o que é pebolim ou tênis de mesa, né? Esses jogos, independente da época, sempre foram muito comuns nas escolas, mas será que você sabe mesmo como eles funcionam? Você vai descobrir isso agora! Vem comigo que eu te falo mais sobre esses jogos!

 

Pebolim

O pebolim, também conhecido como totó ou futebol de mesa, é um jogo inspirado no futebol. Nele os jogadores tem que puxar, empurrar e girar os bonequinhos que estão presos em barras, nas posições de um time de futebol de campo. O objetivo é marcar gols pra vencer a partida.

 

O tamanho da mesa pode mudar de acordo com o fabricante, mas em todas elas, tem que ter oito fileiras de bonecos presos nas barras, quatro pra cada time. Normalmente, na mesa de pebolim tem um goleiro, três zagueiros, quatro meio-campistas e três atacantes. Legal, né?

 

O Pebolim também dá pra ser jogado no um contra um ou em duplas. Quando o jogo é individual, cada jogador fica de um lado da mesa e tem que controlar todos os bonequinhos do seu time. Já no jogo de duplas, um jogador do time controla o goleiro e os zagueiros e o outro, os meio de campistas e os atacantes. Assim parece mais fácil, hein!

 

                             

                             

                                                   Olha que legal essa mesinha de pebolim

 

Tênis de mesa

O tênis de mesa é inspirado no tênis e foi inventado pra que nos dias de chuva as pessoas pudessem jogar alguma coisa parecida com o tênis tradicional. No iníco, até rolhas, livros e caixas de charutos eram improvisados pra que o jogo acontecesse.

 

O nome ping-pong surgiu na época que as raquetes eram de madeira e, quando a bolinha batia nelas, fazia um barulho parecido com ping e pong. Curioso, né?

 

Com o passar do tempo, esse jogo foi ficando mais famoso e evoluindo também! Tanto que hoje dá pra jogar tênis de mesa contra um adversário ou em duplas.

 

Normalmente, uma partida é jogada em melhor de cinco ou sete sets, o que significa que o jogador ou dupla que vencer três ou quatro sets primeiro ganha o jogo. Ah, e pra vencer um set, o jogador precisa fazer 11 pontos. No caso de empate em 10 a 10, quem somar dois pontos de vantagem primeiro vence. Já deu vontade de jogar, né?

            

E aí, curte ping pong?

 

Pra começar a partida tem que ter um sorteio pra ver quem começa sacando. Depois, cada jogador pode sacar duas vezes seguidas. Quando o jogo é em duplas, cada hora é uma que saca, e cada vez é um jogador da dupla também.

 

Uma mesa oficial de ping-pong tem que ser retangular e ter 2,74 m de comprimento, 1,525 m de largura e 0,76 m de altura. A cor ideal é escura e fosca, com linhas brancas de 2 cm de largura. A linha central deve ser de 3 mm e serve pra dividir cada lado da mesa em duas partes pra quando o jogo for em duplas. A rede deve ter 15,25 cm de altura.

 

A bola é feita de celulóide ou  de algum plástico parecido. Ela tem que ter 40 mm de diâmetro e pesar 2,74 g. A melhor cor pra uma bolinha de ping pong é branca ou laranja fosca. A raquete pode ter qualquer tamanho, forma ou peso mas precisa ser reta e forte.

 

E aí, ja tá sabendo tudo de pebolim e tênis de mesa? Então agora é só escolher o que mais combina com você e se divertir! Boa sorte!