Para-choque: dicas e cuidados

A+ A-

                  

Gente, o para-choque ajuda a absorver impactos numa colisão na parte da frente ou de trás do carro, sabia? Pois, é! Essa peça é reforçada pra evitar que os danos da batida cheguem até o motorista e passageiros! E olha, os modelos de hoje são bem diferentes daqueles de antigamente. Vem comigo que eu te conto mais sobre essa peça!


Dá pra recuperar o para-choque?

Olha, os para-choques mais modernos são feitos com materiais flexíveis e são fáceis de consertar e recuperar! Já os modelos antigos, de aço, eram bem duros e difíceis de reparar após uma batida.


Quais os cuidados com o para-choque?

Mesmo sendo de plástico flexível, o para-choque precisa de hidratação, viu? É que, quando esse material resseca, fica esbranquiçado!

Partes ressecadas no para-choque deixam ele fraco, mais fácil de quebrar e rachar, tá? As rachaduras também podem acontecer na parte de dentro do para-choque e aí é muito difícil ver! E numa batida, pode ser que ele não proteja tão bem o carro e deixe de ser seguro!

Pra evitar isso, é só usar um produto de limpeza automotiva chamado restaura plástico. É bem fácil usar ele, viu? Tem que limpar o para-choque com água e sabão neutro, secar e depois aplicar o restaura plástico pra renovar e dar brilho!

Então, cuide direitinho pra que ele não fique ressecado, combinado? Se já tiver algum rachadinho, o ideal é levar ao funileiro!


Pra que serve o guia do para-choque?

Pro para-choque ficar no lugar e não parecer frouxo ou caído no meio, tem uma peça bem importante: o guia do para-choque. Esse guia fica preso na lataria e serve pra alinhar a parte de cima com esse protetor de impactos, viu? E cada modelo de carro tem o seu!


O para-choque traseiro é igual ao dianteiro?

Outra coisa importante que você tem que saber é que a função do para-choque traseiro é a mesma do dianteiro! Só que, por causa do visual do carro, as peças são diferentes.


Ah, e enquanto o para-choque cuida da sua segurança do lado de fora, tem que manter o cinto afivelado enquanto tiver usando o carro, né? Dá uma olhadinha aqui que eu te conto o que a lei fala sobre o uso desse acessório obrigatório!

Quer ter bem mais praticidade na hora de contratar serviços automotivos? Agora já dá pra contratar os nossos parceiros aqui pelo site!

Tem para-choque novinho pro seu carro aqui no Magazine Luiza! Aproveita, viu?