Panelas: saiba escolher as ideais

A+ A-

Gente, escolher a panela certa faz toda a diferença na hora de preparar as melhores receitas, né? E como tem vários modelos, dá pra escolher as ideais pra doces, molhos e muitas outras receitas! Agora, se tiver precisando de uma ajudinha pra decidir quais panelas você precisa ter em casa, eu posso te dar algumas dicas bem legais. Então, vem comigo!


Panelas de cobre

 

As panelas de cobre são incríveis pra fazer doces, caldas de açúcar, molhos, massas de panquecas e outros alimentos que precisam de mais controle de temperatura, tá?


Mas Lu, qual é o tipo de alimento ou receita que é bom evitar de preparar nelas? Principalmente frituras! É que elas podem queimar por fora e ficar cruas por dentro se você usar a panela de cobre. Também não é legal preparar receitas com frutas cítricas ou alimentos ácidos, porque eles podem estragar a sua panela, viu?


Panelas de alumínio

 

As panelas de alumínio são as mais tradicionais! Elas aquecem rápido, não estragam com frutas cítricas e molhos ácidos e, como resistem bem a choque térmico, podem ir do fogão pra geladeira direto. Legal, né?


Mas não pode colocar ela pra aquecer no micro-ondas, tá? E você também não deve usar a panela de alumínio pra fazer doces, caldas e receitas caramelizadas porque eles grudam nela e daí fica difícil de tirar essa sujeira depois!


Panelas com tampa de vidro

 

Outro tipo de panela que você precisa ter em casa são as com tampa de vidro temperado. Gente, quer jeito mais prático pra acompanhar o cozimento dos alimentos sem precisar abrir a tampa?


Então, aposte em modelos que venham com o vidro e ainda conte com a facilidade de limpar depois, já que é bem simples tirar gordura e restinhos de alimento dela!


Panelas de aço inox

 

Olha, as panelas de aço inox tem todas as vantagens da panela de alumínio e são bem mais fáceis lavar! Vale o investimento, né? Dá pra fazer nela strogonoff, macarrão com vários molhos e todo tipo de receita que leva muitos tipos de ingredientes, por exemplo! É justamente por causa de todas essas facilidades que ela é muito usada por cozinheiros profissionais, viu?


Panelas de ferro

A panela de ferro pode ser usada em diferentes temperaturas

A panela de ferro é um modelo incrível pra manter o calor dos alimentos por bastante tempo, viu? Sem contar que ela aguenta grandes diferenças de temperatura, podendo ir da churrasqueira ao freezer sem problema nenhum!


Vale dizer ainda que, pra algumas comidas, como arroz, feijão, sopas e doces de compota, a panela deixa os alimentos ainda mais saborosos!


Panelas de barro

Ela é ideal pra preparar aquela feijoada especial de domingo

As panelas de barro são clássicas na comida brasileira e um dos pratos mais queridinhos é preparado nela: a feijoada! Aliás, não só a feijoada, mas todo tipo de comida bem típica brasileira praticamente se dá bem com a panela de barro. Por exemplo, feijão tropeiro, arroz com carne seca e carne atolada ficam ainda melhores se preparados nela!


Panelas de cerâmica

A panela de cerâmica é ótima pra molhos e vem em várias cores

Sabe o que é mais legal da panela de cerâmica? É que o interior dela fica bem quente mesmo em fogo baixo, o que deixa os alimentos bem cozidos de um jeitinho bem fácil! E ela também resiste bem a altas temperaturas, viu?


E olha, essa panela é ótima pra preparar molhos, sopas, guisados, bobó de camarão e alimentos que precisam ficar em banho maria no forno, como pudim, gratinados e creme brulê. Outra vantagem é que tem cerâmica de várias cores, então você pode escolher a cor que você quiser e colorir a cozinha!


Panelas de Ceraflame

O ceraflame é uma cerâmica mais tecnológica e dá um show na cozinha

Olha, as panelas de ceraflame são feitas de um tipo de cerâmica mais moderna, viu? Além de não riscar, ela é ainda mais resistente contra choques térmicos! Ou seja, pode ir da geladeira pro micro-ondas ou do freezer pro fogão a lenha sem quebrar. Uau!


Além disso, ela cozinha muito mais rápido e segura o calor melhor que a cerâmica comum, tanto que continua cozinhando mesmo depois do fogo apagar. Legal, né? E o que preparar nela? Olha, é uma panela especial pra molhos e guisados em geral!


Panelas antiaderentes

Na panela antiaderente, nenhuma comida vai ficar grudada no fundo

Hoje em dia praticamente todas as panelas têm uma versão antiaderente, tá? O bom da panela com essa proteção é que ela pode cozinhar qualquer tipo de alimento porque nada fica grudado nela! Legal, né?


A única atenção extra que você deve ter com esse modelo é na hora de lavar, evitando palhas de aço e produtos abrasivos, combinado?


Panelas esmaltadas

Esse tipo de panela é bem resistente a diferentes temperaturas

As panelas esmaltadas têm uma ótima qualidade que é aquecer os alimentos 30% mais rápidos que em outras panelas, viu? Sem contar que também são bem resistentes a diferentes temperaturas, podendo ir do fogão à geladeira e não estragar!


Comidas com molhos e caldos são muito bem preparadas com esse tipo de panela. Mas farofas e frituras também ficam incríveis se feitas nela. Então, vale apostar e se deliciar depois!


Agora que você sabe tudinho sobre as panelas, vem ver aqui como guardar e não deixar a sua cozinha uma verdadeira bagunça!


E aí, gostou das dicas? Então, aproveite pra escolher várias panelas pra você aqui no Magazine Luiza!