Os alimentos e suas cores

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Não é de hoje que o tópico dieta balanceada faz parte de conversas corriqueiras entre pessoas que estão à procura de uma maneira de garantir boa saúde conjunta com envelhecimento saudável. Atualmente, uma forma simples de identificar se o prato está dentro desses parâmetros para blindar a saúde são as cores dos alimentos que o compõem, já que cada cor disposta no recipiente - seja referente a frutas, legumes ou até mesmo as carnes - representa uma importante cadeia de vitaminas e nutrientes.

Um detalhe interessante, que deve ser ressaltado quando chega o momento de combinar alimentos de cores diferentes é a potencialização dos benefícios ocasionada por essa mistura. Isso, de acordo com especialistas, acontece devido às interações químicas entre cada alimento que origina um efeito ainda mais direto para o organismo. E, com certeza, não existe forma melhor de compreender esse efeito na alimentação do que entendendo como cada classe de cores representa um grupo de vitaminas e quais os efeitos positivos de cada um deles.

Alimentos brancos
Fonte de cálcio e potássio, alimentos brancos como leite, queijo, banana e couve-flor auxiliam o organismo na manutenção óssea, no funcionamento dos músculos e do sistema nervoso.

Alimentos laranjas
Os alimentos laranja como cenoura, laranja e mamão são ricos em betacaroteno, substância que o organismo transforma em vitamina A. Esse suplemento, posteriormente torna-se responsável por auxiliar no desenvolvimento da visão noturna, no bronzeado, no fortalecimento do sistema imunológico, na memória e na prevenção do câncer. Alimentos que devem estar presentes, se possível, em todas as refeições do dia.

Alimentos roxos
Já o ácido elágico, nutriente importante no combate ao envelhecimento está presente nos alimentos roxos como beterraba, açaí, uva e berinjela. Um ácido que também age de forma interessante no combate a diversas substâncias cancerígenas. Esses alimentos também possuem grande quantidade do flavonoide antocianina um dos responsáveis por regular o funcionamento das células de gordura, auxiliando na perda e manutenção do peso.

Alimentos verdes
Os alimentos verdes como alface, couve e pimentão são ricos em clorofila, vitaminas C e A. Por meio dessa junção de fatores, esses alimentos auxiliam na limpeza das células, inibem os radicais livres, protegem os cabelos e a pele, além de melhorar o sistema imunológico.

Alimentos marrons
Os alimentos marrons como mandioca, nozes, aveia, castanhas e cereais integrais apresentam fibras e vitaminas do complexo B e E auxiliando de forma direta na melhora da flora intestinal e no combate a ansiedade e a depressão além de prevenir doenças cardiovasculares.

Alimentos vermelhos
O licopeno é conhecido como uma importante substancia antioxidantes e uma das proteções mais eficazes contra o aparecimento de câncer de próstata e está presente nos alimentos vermelhos como tomate, goiaba, caqui, melancia e morango.

Bem, agora conhecendo um pouco mais sobre os indícios que cada cor dos alimentos representam para a saúde, basta realizar uma mistura nutritiva e também atraente para os olhos para que o consumo desses produtos aconteça diariamente.