Onde colocar placas de sinalização

A+ A-

                 

Sabe quando você vai em algum lugar e não quer cometer nenhuma gafe? Ou quando você precisa muito achar o banheiro? Pois é, as placas indicativas podem ser grandes aliadas, já que o objetivo delas é informar e alertar sobre muitas coisas que você precisa saber. E as placas são tão importantes na sua vida, que algumas delas são obrigatórias por lei. Olha só!


O Que Diz a Lei


Você sabia que as leis brasileiras obrigam o uso de mais de 100 tipos diferentes de placas de sinalização? Isso mesmo! São placas fundamentais em lojas, comércios e locais públicos. Além de garantir a sua segurança, elas podem até cuidar do seu bolso, garantindo os seus direitos de cidadão, viu?


O que escolhe qual placa deve ser usada são as leis de cada Estado, assim como o tipo de lugar onde elas devem ficar. Por exemplo, as placas que indicam extintores e saídas de emergência. Ou aquelas placas que você vê dentro do elevador, com dicas de segurança. Elas são obrigatórias em prédios e lugares comerciais.


Você sabia que, pela lei, sempre que tiver câmeras de segurança em um lugar precisa de uma placa pra avisar as pessoas que elas estão sendo filmadas? Além disso, todos os lugares públicos precisam ter banheiros com placas nas portas.


Ninguém gosta de cair ou levar um choque, né? Por isso, tem placas indicativas pra avisar sobre o risco de queda em chão molhado ou choques elétricos em caixas de luz e cerca elétrica. Bom, né?


Pra Facilitar a Vida


Mas não pense que as placas servem só pra isso. Elas também podem facilitar sua vida no dia a dia. Como aquelas que avisam sobre proibido estacionar na frente da sua garagem. Ou ainda as que indicam onde fica a saída de veículos.


Agora, pra manter os lugares limpos e longe de ratos e insetos, você pode usar a placa de proibido jogar lixo. Existem até placas pra cuidar da sua saúde, como a de proibido fumar em ambientes fechados. Legal, né?


Nas Compras


Até na hora das compras as placas indicativas são importantes. Tanto é que, no momento de passar no caixa, elas te lembram da importância de pedir nota fiscal e avisam sobre as formas de pagamento que são aceitas.


Já os idosos e portadores de necessidades especiais, têm seus direitos garantidos com placas que indicam entradas, banheiros e vagas exclusivas pra eles. Afinal, é lei, né?


Pra Condomínios


Se a ideia é manter a ordem no condomínio, também existem placas pra facilitar a convivência. Nas garagens as placas de limite de velocidade, proibição do trânsito de bicicletas e indicativas de entrada de pedestres evitam acidentes. Tem também a placa que indica horários de portaria e onde jogar seu lixo. Tudo pra deixar a rotina mais organizada e a vizinhança mais feliz.


Ah, uma dica na hora de instalar sua placa, é escolher um lugar onde todos possam ver. Vale consultar as leis, pois algumas placas têm regras especiais de fixação. E sempre compre produtos padronizados pela ABNT, tá? O selinho fica na parte de trás da embalagem e garante que a placa tenha todas as medidas pra sua segurança.


Agora que você sabe um pouco mais sobre placas indicativas conheça os modelos que o Magazine Luiza tem pra você!